GAECO DESARTICULA QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ROUBO DE VEíCULOS NA GRANDE CUIABá
11.06.2014

Gaeco desarticula quadrilha especializada em roubo de veículos na grande Cuiabá



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta terça-feira (10.06), a ‘Operação Aquiles‘, que tem como objetivo desbaratar um esquema criminoso de roubo seguido de adulteração de sinais de veículos e falsificação de documento público em Cuiabá e Várzea Grande. Até o momento 44 pessoas foram presas e outras 25 encontram-se foragidas.

Ao todo, foram expedidos 69 mandados de prisão e 53 de busca e apreensão. Cerca de 300 pessoas, entre promotores de Justiça e Policiais Militares, estão atuando diretamente na operação. Segundo o Gaeco, durante um ano de investigação outras 21 pessoas foram presas em flagrante e 20 veículos foram recuperados.

De acordo com os promotores, apenas no primeiro trimestre de 2014 houve um incremento de 50% no número de roubos e furtos de veículos na capital e Várzea Grande. No período de um ano, a organização criminosa roubou cerca de 200 automóveis na região.

Veja como se dividia a organização criminosa:

Na ponta do organismo criminoso membros da quadrilha eram intitulados de “soldados”, eram eles os encarregados de subtrair os veículos automotores e realizar assaltos a residências e estabelecimentos comerciais.

Em segundo plano haviam os responsáveis pela receptação e encaminhamento do bens móveis subtraídos (principalmente veículos automotores).

Já o terceiro grupo era formado por pessoas encarregadas de providenciar a adulteração do veículo e dos documentos.

Havia ainda uma outra equipe composta por agentes públicos e terceiros que tinha como atribuição fornecer dados de veículos similares.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública,Poder Judiciário,Diretoria da Agência Central de Inteligência da PM/MT, Comando Especializado, Rotam, BOPE, Comandos regionais: I, II, IV, V, XI, Os batalhões da Polícia Militar 9º, 10º, 24º,25º. Policia Judiciária Civil, Policia Rodoviária Federal,Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade