FIM DE SEMANA TEM SHOWS NACIONAIS, TEATRO E EXPOSIçõES EM CUIABá
27.06.2014

Nove exposições, shows musicais, dança e humor fazem parte da programação cultural deste final de semana, em Cuiabá. Uma das opções é a apresentação do cantor e compositor Péricles, que sobe ao palco da Fifa Fan Fest, no Parque de Exposições da capital mato-grossense.

Outra opção é a mostra cultural ‘Comunicações em Mato Grosso: acervo e patrimônio histórico no Centro Geodésico da América do Sul‘, que encerra nesta sexta-feira (27). O G1 preparou uma lista com datas, horários, locais e valores das apresentações. Confira:

Péricles (Foto: Bruno Mattos/Claudia Abreu)

Fifa Fan Fest
Apresentações em diversos estilos podem ser conferidas neste final de semana na Fifa Fan Fest, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. De acordo com os organizadores, o público vai poder assistir apresentações regionais de música e dança, shows de humor e atrações nacionais. Todas as apresentações serão gratuitas.

Em todos os dias os portões serão abertos diariamente às 10h30 [horário de Mato Grosso], com previsão de fechamento até 20h. Além das atrações musicais e culturais, os torcedores e moradores vão ter a possibilidade de assistir aos jogos do mundial em um grande telão que foi colocado no local.

Nesta sexta-feira, como não vão ocorrer os jogos da Copa do Mundo, a Fan Fest não abrirá. O espaço volta a funcionar no sábado, com a transmissão do jogo do Brasil e Chile, ao meio-dia. O destaque do dia é para o show do cantor e compositor brasileiro Péricles, às 18h. O músico foi vocalista do extinto grupo de pagode Exaltasamba. Raul Fortes, Big Chair e Big Bando também se apresentam ao longo do evento.

Já no domingo (29), se apresenta a dupla de humor Nico e Lau, além das cantoras Cristina e Regina. O destaque do dia é o show nacional com a dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo. A carreira da dupla começou na sala de aula da faculdade quando na brincadeira começaram tocar e cantar. Em 2008, Maria Cecília e Rodolfo lançaram o primeiro CD ao vivo no Clube Estoril em Campo Grande (MS).

O público poderá assistir aos jogos da Copa deste sábado: Brasil e Chile [12h], Colômbia e Uruguai [16h]. Já no domingo, serão exibidas as seguintes partidas: Holanda e México [12h] e Costa Rica e Grécia [16h].

O Parque de Exposições fica na Avenida Beira Rio, no Bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Exposição Comunicações em Mato Grosso. (Foto: Reprodução/ TVCA)

Comunicações
A exposição ‘Comunicações em Mato Grosso: acervo e patrimônio histórico no Centro Geodésico da América do Sul‘ está aberta até nesta sexta-feira, no Cine Teatro, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, os visitantes poderão conferir documentos e objetos históricos de Marechal Rondon e aparelhos usados no início da imprensa no estado. A entrada é gratuita e o horário é das 14h até 18h. Segundo a assessoria, o acervo é para homenagear a semana da comunicação no estado, bem como o aniversário de Marechal Cândido Rondon e os 72 anos do Cine Teatro Cuiabá.

A exposição foi construída em três momentos históricos da comunicação em Mato Grosso. No primeiro momento, o público poderá conferir ‘Linhas Telegráficas e Marechal Rondon‘, no segundo ‘O Rádio‘ com equipamentos que marcaram a época e por último ‘A imprensa em Mato Grosso‘.

O Cine Teatro fica localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 161, no centro de Cuiabá.

Projeto ‘Muxirum Cultural‘, no Shopping Pantanal, em Cuiabá. (Foto: Assessoria)

Muxirum Cultural
A cultura mato-grossense é tema de uma exposição que deve ficar aberta até neste domingo (29), na Praça de Alimentação do Pantanal Shopping. De acordo com a assessoria, por conta da Copa, os artistas do estado prepararam uma edição especial para expor, divulgar e comercializar diversos produtos, que vão desde artesanatos até doces regionais. A entrada é gratuita.

O horário de visita funcionará das 10h às 22h. Nesta edição, os visitantes encontram peças em cerâmica, violas de cocho, mandalas e telhas, arte em madeira, acrílico, tecido patchwork e bordados, bonecos regionais e jogadores de futebol em biscuit.

Além disso, também será comercializado artesanato, bolsas, carteiras, brincos, colares, lembranças religiosas e regionais feitos a partir de material reciclado, doces caseiros e licores regionais, camisetas customizadas com temas regionais e alusivos a Copa, lembranças do Pantanal, dançarinos de Cururu e Siriri e luminárias em cano PVC.

O Pantanal Shopping fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

Exposição ‘Fauna Mata Viva‘. (Foto: Victor Hugo/Arquivo pessoal)

Fauna Mata Viva
Vinte e seis obras que retratam os animais da fauna da Amazônia e do Pantanal estão expostas até o dia 12 de julho, na Galeria de Artes da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT). As peças fazem parte da exposição ‘Fauna Mata Viva – A arte em defesa dos animais do Pantanal‘. As imagens podem ser conferidas de segunda-feira a sexta-feira das 12h às 19h. A entrada é gratuita.

Todas as telas foram pintadas com tinta óleo pelo artista plástico Victor Hugo, que também é curador do evento. De acordo com Victor, a exposição tem objetivo de integrar a cultura mato-grossense junto com o meio ambiente. “Eu busco conscientizar as pessoas sobre a preservação dos animais”, disse o artista em entrevista ao G1.

As telas foram pintadas em 2010 e ficaram expostas durante 10 dias no Parque Ibirapuera (SP). A SEC fica localizada na Rua Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá.

Exposição ‘Percurso‘ está aberta neste final de semana no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), em Cuiabá. (Foto: Divulgação)

Percurso
A exposição ‘Percurso‘ está aberta neste final de semana no Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), na Universidade Federal de Mato Grosso. De acordo com a organização, a mostra é para comemorar os 40 anos de fundação do museu, além de homenagear os artistas plásticos que começaram os trabalhos na unidade. A entrada é gratuita.

Segundo a assessoria, a mostra deve ficar em exposição durante a semana, no período da Copa do Mundo, e nos finais de semana, das 13h30 às 15h30. Ao todo, 35 artistas participam da exposição. As 84 obras que compõem o acervo, retratam os três ecossistemas do estado, além do intensivo desmatamento que tem sido registrado nesses locais.

Dentre os artistas que participam estão: Nilson Pimenta, João Sebastião, Dalva de Barros, Benedito Nunes, Sebastião Silva, Valques Rodrigues, Gervane de Paula, Adir Sodré, entre outros. A UFMT fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n° 2367, no Bairro Boa Esperança.

Modo de fazer viola de cocho é um dos patrimônios imateriais de Mato Grosso (Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT)

Patrimônio Imaterial Mato-grossense
A exposição itinerante ‘Patrimônio Imaterial Mato-grossense‘ está aberta nesta sexta-feira, das 8h Às 17h, no Museu do Morro da Caixa d‘Água Velha, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, a mostra conta com documentos e objetos dos principais bens culturais do estado, além de uma série de imagens feitas pelos fotógrafos Mario Friedlancer e Laércio Miranda.
Os fotógrafos buscam capturar essas expressões culturais. A exposição está aberta até o dia 31 de julho e a entrada é gratuita.
Além da semana, a mostra pode ser visitada de sábado a domingo, das 9h às 17h. O evento é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O museu fica localizado na Rua Nossa Senhora de Santana, número 1.105, Bairro Centro Sul, em Cuiabá.

Exposição ‘Dance com Gervane‘ em Cuiabá. (Foto: Reprodução/TVCA)

Dance com Gervane
Uma exposição que mistura cores está aberta na Casa do Parque, na capital. De acordo com a organização, as telas foram produzidas pelo artista plástico Gervane de Paula e retratam as festas, os costumes e as características do povo mato-grossense. A entrada é gratuita.

A mostra foi intitulada de ‘Dance com Gervane‘ e tem 20 quadros. As telas foram produzidas com óleo sobre tela e guache sobre papel. A exposição segue na capital, até dia 5 de julho de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h.

A Casa do Parque fica localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.

Aquário Municipal
O Aquário Municipal pode ser visitado também neste final de semana. De acordo com a Secretaria de Turismo, no sábado e domingo o horário de visitação será das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

No local, os visitantes poderão conferir 20 espécies de animais da bacia do Pantanal, Amazonas e Araguaia. Entre os peixes estão pacu, piranha, piraputanga, jaú, cachara, além de tartarugas. O Aquário Municipal fica localizado no Bairro Porto, ao lado do Museu do Rio, em Cuiabá.

Exposição ‘Grande Olhar‘, em Cuiabá. (Foto: Marcus Vinicius/Assessoria Sec-MT)

Exposição Grande Olhar
A exposição ‘Grande Olhar‘ pode ser visitada neste final de semana, no Pavilhão das Artes, em Cuiabá. Ao todo 49 pinturas em telas fazem parte do acervo. As obras retratam os três ecossistemas do estado e as festas religiosas cuiabanas. A entrada é gratuita.

As telas estão em amostra até o dia 31 de julho, de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h. Entre os autores que compõe o acervo estão: Regina Pena, Dalva de Barros, Benedito Nunes, Jonas Barros, Gervane de Paula, Vitória Basaia, Wander Mello e Valcides Arantes.

Fotofobia na natureza
Uma exposição que ilustra as paisagens, flores, animais e seres humanos está aberta nesta sexta-feira, das 8h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (Misc), em Cuiabá. De acordo com a assessoria, as 31 telas que compõe o acervo foram pintadas pela artista plástica Sandra Gusmão. A entrada é gratuita.

A mostra segue na capital até dia 9 de julho, de segunda-feira a sexta-feira no mesmo horário de visita. As obras foram sendo produzidas desde 2011. Uma das técnicas utilizadas pela artista é ‘Assemblage‘, que mistura colagens de objetos, pintura e uso de materiais como linha, jornal e sucata.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade