CURVELâNDIA REALIZA 11ª EDIçãO DA FESTA DO QUEIJO
30.06.2014

O município de Curvelândia sediou, no último final de semana, a 11ª edição da Festa do Queijo. O evento contou com várias atrações culturais, religiosas e a feira do artesanato - parte do calendário oficial de Mato Grosso.

 “ Parabenizo os organizadores pela festa, que é tradicionalmente conhecida e já faz parte do calendário da cidade", destacou o deputado Airton Português(PSD), que participou da festa. O parlamentar falou que eventos como esse são de grande importância para o município, que todos os anos atrai pessoas de outras cidades. “ A Festa do Queijo serve para mostrar o grande potencial da cadeia leiteira de Curvelândia”, explicou.

 Este ano, dois mil litros de leite foram usados a mais para o peso do queijo frescal ultrapassar os 1.600 quilos. O tamanho do queijo é de aproximadamente 1,80 metros de diâmetro por 50 centímetros de altura. De acordo com um dos organizadores do evento, Antônio Bornelli Filho , foram 14 mil litros de leite na produção a peça. Além disso, três tanques mecânicos foram usados durante cinco horas pelos trabalhadores, cada um deles com cinco mil litros. Além do queijo, a festa contou com atrações culturais e regionais. 

Estiveram presente à festa, o prefeito do município , Eli Sanches Romão e outras autoridades. “ A festa foi criada para homenagear o homem do campo e fomentar o turismo no município. A festa reúne cerca de 30 mil pessoas em três dias e já virou referência na região”, disse o prefeito de Curvelândia.

 A festa do queijo surgiu no ano de 2002 após um protesto de produtores rurais realizado na BR-070, contra reivindicação de melhores preços do leite. Na época, houve uma queda expressiva no preço do produto. Na primeira edição do evento, 60 quilos de queijo foram produzidos artesanalmente. Depois que a produção foi para a fábrica, 90 quilos foram produzidos.

Na última edição, que aconteceu em maio de 2012, 1.507 quilos foram fabricados. A cidade de Curvelândia faz parte da bacia leiteira do Vale do Cabaçal e se destaca por um acervo de mais de 23 cavernas, entre elas a do Jabuti, considerada a maior do Estado.

Mais informações:

Assessoria de Gabinete 

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade