PROJETO DE MONITORAMENTO ACúSTICO DE ANIMAIS PANTANEIROS GANHA DESTAQUE INTERNACIONAL;
08.07.2014

Uma das ferramentas para observar-se animais e entender seu comportamento é saber o som de cada um deles, facilitando a localização, identificação, dentre outros aspectos importantes para o estudo de espécies. E por conta disto, estabelecer e ajustar um sistema de monitoramento acústico para analisar como os animais têm se adaptado às mudanças em seus ecossistemas naturais e seminaturais do Pantanal é uma das principais metas do projeto de pesquisa Sons do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

De acordo com a assessoria da instituição, o projeto, que possui parceria internacional, ganhou destaque, no primeiro semestre deste ano, em publicações científicas nacionais, como a revista O Biólogo e em uma publicação online da Sociedade Brasileira de Zoologia .

Criado em 2012, o projeto funciona como parte de uma cooperação internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) e do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF/CNPq /Capes). A professora Marinez Isaac Marquez destaca que o objetivo do projeto é fazer uma avaliação da biodiversidade, visto que os animais de áreas úmidas são mais sensíveis às mudanças que o homem provoca em seus habitat, e quase não há estudos dos ciclos de vida das espécies que habitam o Pantanal. 

Para tanto, os pesquisadores avaliam grilos, anuros, pássaros e mamíferos, por meio de várias técnicas de pesquisa como redes de neblina e métodos audiovisuais. Em algumas etapas da pesquisa, utilizam equipamentos como “cameras traps” (câmeras que não invadem a rotina dos animais, assim como permitem conhecer e analisar a vida noturna destes) e gravadores de sons automatizados. 

No dia 18 de julho, o professor Karl Schuchmann, da Universidade de Bonn, na Alemanha, estará em Cuiabá para realizar uma série de atividades ligadas ao projeto “Sons do Pantanal” e para os Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, e Zoologia, dos quais é professor associado.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade