INDíGENAS BLOQUEIAM PONTE SOBRE RIO MUCAJAI NO SUL DE RORAIMA
11.07.2014

O protesto dos indígenas Yanomami, da comunidade Sikamabiu, começou na segunda-feira (7) no município de Mucajaí, região Sul de Roraima. Cerca de 50 índios fecharam a ponte que dá acesso a localidade e contam com o apoio de cerca de 40 produtores rurais que alegam não ter como escoar a produção devido às más condições da ponte.

 

Segundo o coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye´kuana (FPEYY), João Catalano, a passagem pela ponte está proibida. Um professor chegou a ser amarrado pelos manifestantes e impedido de seguir viagem. Ainda de acordo com o coordenador, o grupo aguarda um posicionamento do governo para evitar um possível conflito. 

 

O grupo cobra por melhorias em pontes de madeira da região, pois segundo eles, não há como escoar a produção e algumas comunidades temem o isolamento por terra. "Nosso medo é que haja conflitos", destacou Catalano. 

 

Ronaldo Abreu/Arquivo pessoal

Indígenas bloqueam ponte sobre rio Mucajai no Sul de Roraima

Indígenas exigem presença de um representante do governo para evitar um possível confronto.

 

o servidor público Ronaldo Silva foi impedido pelos indígenas de apssar pelo local para visitar a mãe que mora num sítio na região da comunidade. O servidor recebeu ameaças  de ser amarrado pelos indígenas caso ultrapassasse  o trecho bloqueado e disse estar indignado com a situação.

 

Equipes das Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) foram enviadas ao local, na manhã desta quinta-feira (10), para tentar negociação. 

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade