SEGURANÇA, SAÚDE E MOBILIDADE PASSAM NO TESTE NO JOGO VASCO E LEC
28.04.2014

No último sábado (26), a Arena pantanal recebeu a partida entre Luverdense e Vasco. O jogo válido pela série B do Campeonato Brasileiro, foi o segundo evento-teste antes da Copa do Mundo. Além de ter feito o primeiro gol da Arena, o LEC venceu a equipe carioca pelo placar de 2x1. O jogo movimentado e a vitória do time mato-grossense garantiram a alegria do público, que pôde acompanhar o evento com comodidade do início a fim da partida. Uma grande mobilização por parte dos órgãos de segurança, saúde e trânsito, garantiu aos 17.808 presentes tranquilidade e segurança, desde a chegada até a saída do estádio.

Segurança

Cerca de 1400 profissionais da área se segurança estavam presentes nesse evento. Desse total 822 eram da Polícia Militar de Mato Grosso, que contavam com o apoio de outros setores da Segurança Pública, tais como: Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Juizado Especial, Exército Brasileiro, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Defensoria Pública, Promotoria e Agência Brasileira de Inteligência.

Além de todo esse contingente, foi colocado em prática pela Segurança Pública o Centro de Comando Operacional (CCO). Por meio do sistema de vídeo monitoramento foi possível acompanhar toda movimentação dos torcedores, dentro e fora da Arena.

Também era possível notar a presença dos ‘Stewards’ – seguranças de iniciativa privada, que cuidarão da segurança interna do estádio, durantes os jogos da copa – na Arena. Por volta de 300 seguranças foram capacitados para atender o torcedor.

Apesar de contar com torcedores de diversos times, não foi registrada nenhuma ocorrência grave no evento.

Saúde

Não houve necessidade, mas caso fosse preciso, o torcedor tinha ao seu dispor uma equipe de saúde com todo aparato necessário para atendê-lo de forma rápida e eficiente. Em todos os setores da Arena era possível notar a presença de vários profissionais sempre aprontos para qualquer eventualidade.

A equipe de saúde contava com três ambulâncias, seis médicos, 16 enfermeiros, 12 técnicos em enfermagem e sete condutores socorristas.

Mobilidade

O Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá, desenvolveram um plano de mobilidade para o jogo entre Luverdense e Vasco. Como a partida foi um evento-teste da FIFA, a área de restrição veicular foi ampliada em relação ao jogo Mixto e Santos, simulando a mesma restrição que será implantada nos jogos da Copa. Os bloqueios nas vias eram feitos pelos agentes de trânsitos (amarelinhos) e pela Polícia Militar. Linhas especiais do transporte coletivo foram colocadas à disposição da população. Com ônibus saindo das Praças Bispo Dom José e Alencastro, os torcedores não tiveram dificuldade para chegar ao estádio. Para garantir acesso aos torcedores com necessidades especiais, foi desenvolvido um plano de acessibilidade para cadeirantes, idosos e gestantes, que tiveram estacionamento localizado no setor Norte da Arena Pantanal, disponibilizado para a partida.

 

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade