FINAL DE SEMANA EM CUIABá TEM MúSICA, CONCERTO E EXPOSIçõES
25.07.2014

Exposições e apresentações de música podem ser conferidas na programação cultural deste final de semana, em Cuiabá. Uma das opções que o público pode conferir é o ‘Festival Jazzqueado‘. na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Outra opção é a programação especial de algumas exposições fotográficas e de esculturas, que estão em amostra no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. O G1 preparou uma lista com datas, horários, locais, valores, sinopse e faixas etárias das apresentações. Confira:

Nunca se pisa duas vezes no mesmo rio
As belezas naturais de Mato Grosso podem ser conferidas na exposição ‘Nunca se pisa duas vezes no mesmo rio‘, nesta sexta-feira (25), no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). As telas foram pintadas pelo artista plástico Henrique Bertulani e retratam os principais cenários naturais e ecossistemas do estado. A entrada é gratuita.

De acordo com a assessoria da prefeitura, as obras podem ser visitadas entre segunda e sexta-feira, de 8h às 18h. A exposição segue até 29 de agosto. Ao todo são sete telas com gravura emoldurada em vidro e pôsteres. A técnica utilizada na confecção foi o pontilhismo (que mescla pintura, movimento impressionista, manchas e pontos). O Misc fica localizado na Rua Voluntários da Pátria, n° 75, no centro norte da capital.

Museu da Caixa d‘Água Velha recebe exposição (Foto: Emanuele Rigoni/ Prefeitura de Cuiabá)
Museu da Caixa d‘Água Velha recebe exposição
(Foto: Emanuele Rigoni/ Prefeitura de Cuiabá)

Patrimônio Imaterial Mato-grossense
A exposição itinerante ‘Patrimônio Imaterial Mato-grossense‘ está aberta nesta sexta-feira, das 8h às 17h, no Museu do Morro da Caixa d‘Água Velha, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, a mostra conta com documentos e objetos dos principais bens culturais do estado, além de uma série de imagens feitas pelos fotógrafos Mario Friedlancer e Laércio Miranda.
Os fotógrafos buscam capturar essas expressões culturais. A exposição está aberta até o dia 31 de julho e a entrada é gratuita. Além da semana, a mostra pode ser visitada de sábado a domingo, das 9h às 17h.

O evento é organizado pela UFMT e faz parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O museu fica localizado na Rua Nossa Senhora de Santana, número 1.105, Bairro Centro Sul, em Cuiabá.

Bonecas fazem parte de acervo de museu (Foto: Divulgação/ Terezinha)
Bonecas fazem parte de acervo de museu.
(Foto: Divulgação/ Terezinha)

Museu de Bonecas
Uma coleção de mais de duas mil bonecas pode ser conferida nesta sexta-feira e sábado, no Museu de Bonecas, em Cuiabá. De acordo com a organização, na sexta-feira, o horário de visitação é das 13h às 18h e no sábado das 8h às 18h.
Além do final de semana, o acervo pode ser conferido durante a semana das 13h às 18h. A exposição é permanente no museu.
Bonecas consideradas raras e de diferentes épocas compõem a coleção.

Entre elas, da Carmem Miranda e o primeiro modelo da Barbie, lançado em 1959. Algumas das bonecas que ficam no museu foram doadas e outras compradas. Além da primeira Barbie, Shirley Temple, atriz mirim que fez muito sucesso em filmes musicais da década de 40 e mais de 160 modelos do Japão e da China também estão em amostra.

O Museu de Bonecas fica na Rua Bom Jesus, número 90, no Bairro Santa Marta, na capital mato-grossense.

Aquário Municipal
O Aquário Municipal pode ser visitado também neste final de semana. De acordo com a Secretaria de Turismo, no sábado e domingo o horário de visitação será das 9h às 17h. A entrada é gratuita. No local, os visitantes poderão conferir 20 espécies de animais da bacia do Pantanal, Amazonas e Araguaia. Entre os peixes estão pacu, piranha, piraputanga, jaú, cachara, além de tartarugas. O Aquário Municipal fica localizado no Bairro Porto, ao lado do Museu do Rio, em Cuiabá.

Exposição ‘Grande Olhar‘, em Cuiabá. (Foto: Marcus Vinicius/Assessoria Sec-MT)Exposição ‘Grande Olhar‘, em Cuiabá. (Foto: Marcus Vinicius/Assessoria Sec-MT)

Exposição Grande Olhar
A exposição ‘Grande Olhar‘ pode ser visitada neste final de semana, no Pavilhão das Artes, em Cuiabá. Ao todo 49 pinturas em telas fazem parte do acervo. As obras retratam os três ecossistemas do estado e as festas religiosas cuiabanas. A entrada é gratuita.
As telas estão em amostra até o dia 31 de julho, de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h. Entre os autores que compõem o acervo estão: Regina Pena, Dalva de Barros, Benedito Nunes, Jonas Barros, Gervane de Paula, Vitória Basaia, Wander Mello e Valcides Arantes.

Exposição fotográfica ‘Muay Thai – Arte da Liberdade‘, em Cuiabá. (Foto: Leandro Paraná)Exposição fotográfica ‘Muay Thai – Arte da Liberdade‘, em Cuiabá. (Foto: Leandro Paraná)

‘Muay Thai – Arte da Liberdade‘
A exposição fotográfica ‘Muay Thai – Arte da Liberdade‘, de Leandro Paraná, está aberta para visitação neste final de semana na Casa do Parque, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, 14 fotos podem ser conferidas sábado (25), no horário das 10h às 23h. A entrada é gratuita.

As fotos foram tiradas na Tailândia e contam através de registros um pouco da história da arte marcial tailandesa, que surgiu há mais de 2 mil anos. O objetivo do fotógrafo foi mostrar como surgiu a luta e quais as versões que existem no estado. A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, Bairro Duque de Caxias, na capital.

Exposição no Museu de Arte Sacra, em Cuiabá. (Foto: Assessoria)Exposição do acervo do Museu de Arte Sacra, em Cuiabá. (Foto: Assessoria)

Programação especial Museu Arte Sacra
Seis exposições estão em amostra no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso até o dia 10 de agosto. De acordo com a assessoria, as telas e fotos podem ser visitadas pelo público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O valor da entrada é R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Dentre as exposições fotográficas está ‘Olhar Poético‘. As 20 fotografias que compõem o acervo foram produzidas dentro do projeto Poesia Necessária. Outra exposição é ‘Arte Sacra Popular‘ do artesão Clínio de Souza. Ao todo, 18 esculturas de santos em argila sobre óleo compõe o cenário. Uma das imagens é a de São Gonçalo do Amarante, que é o santo violeiro e padroeiro da comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

Além dessas obras também estão em exposições:  ‘No Coração da América do Sul ‘,   ‘Esperando Buda‘,  ‘Seminário Nossa Senhora da Conceição‘,  ‘Via Sacra Contemporânea‘, ‘Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá: uma Viagem ao Passado‘, ‘Crucifixos‘ e ‘Ilustre Morador – Dom Francisco de Aquino Corrêa‘.

O Museu de Arte Sacra está localizado na Avenida Clovis Hugney - Complexo Nossa Senhora da Conceição, número 239. Bairro: Dom Aquino, em Cuiabá. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (65) 3028-6285.

Músicos vão se apresentar neste final de semana em Cuiabá. (Foto: Reprodução/ TVCA)
Músicos vão se apresentar neste final de semana em
Cuiabá. (Foto: Reprodução/ TVCA)

Concerto
Dois instrumentistas suíços e um músico cuiabano se apresentam em um concerto, neste sábado, no Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, às 19h30, no Bairro Baú, em Cuiabá. De acordo com os organizadores do evento, o público pode assistir a apresentação de Myriam Dickinson, William Dickinson e Ângelo Santos. A entrada é a doação de um litro de leite, que deve ser doado a uma instituição da capital mato-grossense.
Segundo a organização, Myriam estudou flauta em Schaffhausen, na Suíça. Já William estudou música na Universidade de Harvard. Ângelo é diretor do projeto e vai acompanhar o casal através de apresentações com o piano. No repertório os instrumentistas devem tocar diversas músicas eruditas e Música Popular Brasileira.

A ideia da apresentação é mostrar para as pessoas quem são os compositores que foram fundamentais para a história da música clássica, além de tocar as canções brasileiras.
O conservatório fica na Rua São Benedito, número 48, no Bairro Baú.

Festival Jazzqueado
O ‘Festival Jazzqueado‘ será realizado neste domingo (27), às 17h [horário de Mato Grosso], na praça central da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). De acordo com a organização,seis grupos do estado devem tocar música instrumental com a mistura do ritmo do rasqueado. O objetivo do evento é valorizar a cultura regional. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Segundo a organização, cada banda irá tocar e cantar três músicas. O espetáculo terá uma hora e meia de duração. Dentre os grupos que vão se apresentar estão: Tocandira, Perna de Grilo, Power Jam, Fidel Fiori, Du Mato, e 123 Testando.

A UFMT fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade