FUNCIONáRIOS GREVISTAS FECHAM PORTãO PRINCIPAL DA USP
07.08.2014

Funcionários grevistas fecham portão principal da USP

Protesto contra o corte de ponto trava o trânsito da região.
Linhas de ônibus são desviadas por causa de protesto.

 

Funcionários grevistas da Universidade de São Paulo (USP) fecharam o portão principal da Cidade Universitária, na Avenida Afrânio Peixoto, na Zona Oeste, na manhã desta quinta-feira (7) contra o desconto dos dias parados.


Os manifestantes, que cruzaram os braços há mais de dois meses, têm cartazes e cantam em frente à portaria central. A situação é tranquila, como mostrou o Bom Dia São Paulo. Alguns estudantes e funcionários pulam uma grade de segurança para não ter que dar a volta para entrar.

Protestos
Desde a tarde de segunda-feira (4), eles protestam contra o corte do ponto. Cerca de 300 funcionários grevistas fecharam a entrada da reitoria e bloquearam também: o Centro de Práticas Esportivas, ao Departamento de Tecnologia e Informação, à Administração Central e à Prefeitura do Campus. Os restaurantes centrais e as três creches também foram fechados. Na terça-feira (5), manifestantes acamparam no campus.

Greve mais longa dos últimos dez anos
A greve de docentes e funcionários começou em 27 de maio e já é a mais longa dos últimos dez anos. As três categorias da USP reivindicam a derrubada do congelamento de salários proposto pelos reitores da USP, da Unesp e da Unicamp, que negociam com os sindicatos por meio do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). Em 3 de setembro, está prevista uma reunião para mais uma rodada de negociações entre as representantes das universidades  e os sindicatos dos trabalhadores.

Nesta segunda-feira, algumas unidades da USP voltaram às aulas, mas outras permaneceram em greve. Foi o caso da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), onde os professores realizaram debates com os estudantes dos cursos para apresentar os motivos da greve e um calendário de aulas públicas e debates durante a semana.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade