TRêS PESSOAS SãO DETIDAS APóS PROTESTO QUE FECHOU A AVENIDA DAS AMéRICAS
02.09.2014

RIO - Pelo menos três pessoas foram detidas durante o protesto que fechou por mais de três horas parte da Avenida das Américas, na altura na altura do BRT Salvador Allende, na Zona Oeste do Rio. Mais cedo, a Polícia Militar chegou a fechar totalmente a Avenida das Américas por 10 minutos para conter o protesto. Agentes do Choque e Guardas Municipais usaram bombas de efeito moral e cacetetes para liberar a via. De acordo com o 31º BPM (Recreio), os detidos foram encaminhados à 42ª DP.

A manifestação era contra o corte de pelo menos três linhas de ônibus que ligam Santa Cruz, Cascadura e Curicica ao Recreio dos Bandeirantes. O grupo de mais de 100 pessoas fechou a via no sentido São Conrado desde o início da manhã até pouco depois das 10h.

Policiais usam gás de efeito moral para tentar conter os manifestantes na Avenida das Américas - Márcia Foletto / Agência O Globo

A circulação do BRT Transoeste também foi suspensa. Por volta das 10h15m os ônibus voltaram a funcionar, mas os intervalos estão irregulares. O funcionamento da faixa reversível da Avenida Lúcio Costa, que funcionaria até as 8h30m, foi ampliado e permanece operando para dar fluidez ao trânsito. A via era a rota alternativa para os motoristas que saem do Recreio.

O eletricista Rodrigo da Silva, de 32 anos, que participou do ato, conta que há 15 dias as linhas foram cortadas. Ele afirma que nesta terça-feira ficou no ponto de ônibus à espera da condução para o trabalho das 4h às 6h, mas o coletivo não passou.

Trânsito completamente parado na Avenida das Américas e passageiros de ônibus precisam andar pela via expressa para fugir do trânsito - Foto da leitora Ju Archer / Eu-Repórter

- Não aguentamos mais essa situação. Somos todos trabalhadores e só queremos garantir nosso direito de ir trabalhar. Moro em Santa Cruz e preciso pegar um desses ônibus, que eram os alimentadores do BRT até Jacarepaguá, onde trabalho. Como vou fazer para ir trabalhar? Estou em fase de experiência e não posso faltar. Hoje perdi o dia - lamentou Rodrigo acrescentando: - As linhas 758, 736 e 959 foram cortadas há mais de 15 dias.

Pelo menos 13 mil pessoas foram prejudicadas pela paralisação do BRT. De acordo com informações do Consórcio BRT Rio, responsável pelo corredor expresso, 70 coletivos ficaram sem circular desde o início da manhã. Ainda segundo o Consórcio BRT, tentativas de desvio foram feitas para liberar a circulação no sentido Alvorada.


COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade