DILMA ALCANçA 38% E AMPLIA VANTAGEM SOBRE MARINA
24.09.2014

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) trouxe duas boas notícias para a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

Primeira: o levantamento confirma a tendência de ampliação da vantagem de Dilma no primeiro turno, movimento que já havia sido detectado pelo Datafolha na semana passada.

No intervalo de sete dias, conforme a série do Ibope, Dilma passou de 36% para 38% das intenções de voto, enquanto sua principal adversária, Marina Silva (PSB), voltou a oscilar negativamente, de 30% para 29%.

Mais importante que a variação de Marina em uma semana é a observação das intenções de voto em seu nome desde o início de setembro: uma queda lenta e constante desde o auge de 33%.



Segunda informação positiva para Dilma: pela primeira vez ela aparece numericamente empatada com Marina no teste de segundo turno: 41% a 41%.

Nas pesquisas anteriores, Dilma aparecia invariavelmente atrás da ex-ministra do Meio Ambiente. A vantagem da pessebista chegou a ser de nove pontos (na pesquisa do fim de agosto).

A pesquisa do Ibope foi divulgada no site do jornal "O Estado de S. Paulo", que a encomendou em parceria com a TV Globo.

Esta rodada do Ibope também mostra estagnação das intenções de voto no senador Aécio Neves (PSDB), que esboçou reação nos últimos levantamentos.

Depois de passar de 15% para 19%, ele manteve-se neste mesmo patamar.

Na simulação de segundo turno do tucano contra Dilma, a vantagem da petista passou de 7 pontos para 11 pontos. Ela vence por 46% a 35%.

Com 3.010 entrevistas, a pesquisa do Ibope tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados ficarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00755/2014.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade