ABERTAS AS INSCRIçõES PARA NOVAS TURMAS
02.12.2014

Estão abertas as inscrições para o Curso à distancia que visa a capacitação de 31 mil facilitadores para auxiliar proprietários ou possuidores rurais na inscrição de seus imóveis no Módulo de Cadastro do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). As inscrições para as Turmas 3 e 4 podem ser feitas até as 23:59 do dia 19 de dezembro pelo endereçohttp://www.car.ti.lemaf.ufla.br/ead/#/candidato/novo

 

O curso tem inscrição gratuita e duração de 78 horas, com dedicação média de 12 horas semanais, e será ministrado em até sete semanas. Cada turma é acompanhada por um tutor (docente on-line), preparado para tirar dúvidas de conteúdo e de uso das ferramentas. Os participantes receberão um certificado de curso de extensão emitido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

 

O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, lembrou que o objetivo da capacitação é aumentar a capilaridade em campo. “Para a primeira turma o Ministério do Meio Ambiente priorizou a inscrição de profissionais de órgãos públicos de meio ambiente e extensão rural. Assim, os multiplicadores estão aptos a levar informações aos proprietários sobre legislação e o sistema do CAR”.

 

Os inscritos até o dia 29/11 participarão da 3ª turma que iniciará em 08/12. A previsão de inicio da 4ª turma é final de fevereiro de 2015.

 

INFORMAÇÕES

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

 

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 

Além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental (PRA) e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, ambos definidos pela Lei 12.651/12.

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) disponibilizou em seu portal um acesso direto as informações sobre o CapCAR. Outras informações pelo telefone (35) 3829-1123 ou no link ou no link http://hotsite.mma.gov.br/capcar/.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade