CONSELHO ORIENTA PAIS SOBRE CUIDADOS COM MENORES DE 18 ANOS
12.02.2015

Conselho Estadual orienta pais sobre cuidados com crianças e adolescentes

Carnaval é o período em que se intensificam as festividades em todo país, e por isso devem ser redobrados a atenção e cuidados com as crianças e adolescentes. O alerta é do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). 

De acordo com o presidente do Cedca-MT, Mauro César Souza, pequenas atitudes por parte dos pais e responsáveis podem fazer a diferença, tornando o período carnavalesco mais seguro para elas. 

No caso das crianças de 0 a 12 anos, o conselheiro ressalta a importância delas estarem sempre identificadas, com pulseirinhas ou crachás, por exemplo, contendo nome e contato para que os responsáveis sejam rapidamente acionados nas possíveis situações de emergência. 

“Se uma criança chegar a se perder ou passar mal em uma dessas festividades, mesmo que estejam acompanhadas dos pais, estes serão mais facilmente localizados, evitando maiores transtornos para a família”, orientou o conselheiro.

Disque 100 

Outra grande preocupação é com os casos de violência e exploração sexual das crianças e adolescentes, que atingem diferentes idades e classes sociais. “É dever de todos protegê-las. Para isso, temos uma ferramenta nacional de proteção que é o disque 100. Basta ligar e fazer a denúncia que o Governo Federal aciona toda a rede de proteção local”, ressaltou o presidente do conselho. 

O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente está presente nos 141 municípios mato-grossenses, por meio da atuação dos conselhos municipais. Em Cuiabá, são seis postos de atendimento e em Várzea Grande mais duas unidades. 

“Todo esse trabalho é realizado em parceria com o Juizado da Infância e Juventude, o que não reduz a importância o apoio e papel vigilante da sociedade, fundamental para a preservação e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade