TAQUES CONFIRMA IRMãO DE LíDER NO COMANDO DA METAMAT
16.03.2015

Esta confirmado. O ex vice-prefeito de Chapada dos Guimarães, consultor de gestãoElias Santos (PSDB), irmão do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Wilson Santos, será nomeado na próxima semana como o novo presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).

Considerado discreto e conciliador, Elias foi escolhido pelo governador Pedro Taques(PDT), para viabilizar a autarquia que não responde bem ao setor mineral de Mato Grosso desde a sua fundação, em meados dos anos 70. “O governador está prestigiando um partido (PSDB) que o ajudou a ganhar a eleição. O Elias fará um trabalho revolucionário na Metamat”, assegurou o deputado Federal tucano, Nilson Leitão, eleito o mais votado parlamentar do pleito anterior.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que Mato Grosso é o maior produtor de ouro destinado ao mercado financeiro do país. O Estado sozinho foi responsável, em 2013, por 46,2% da produção aurífera do Brasil. A produção regional abasteceu a economia nacional com a venda do ouro em liquidez (dinheiro) e mercadoria (jóias).

AJUSTES

Pará é o segundo mercado produtor de ouro com extração de 29,8% do valioso minério, seguido por Rondônia com apenas 5%. O setor aurífero do Estado movimentou, em 2013, cerca de R$ 500 milhões. Após passar por ajustes técnicos, remodelagem jurídica e adequação no quadro funcional, a Metamat não será extinta, conforme previa a equipe de transição do atual governo, em dezembro do ano passado.

HISTÓRICO

A Metamat , por ter caráter de fomento e pesquisa, não tem auto-suficiência financeira e o volume de recursos gerados das operações próprias não são suficientes face as despesas de custeio e, portanto, a companhia é mantida basicamente por recursos previstos no orçamento anual e repassados ordinariamente pelo Governo do Estado, os quais são destinados também para honrar, desde 1998, parte do acervo passivo incorporado e o custeio relativo ao pessoal colocado à disposição do Estado, remanescentes da extinta Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso - CODEMAT.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade