GOVERNO BUSCA FOMENTAR PRáTICAS SUSTENTáVEIS NOS MUNICíPIOS
20.04.2015

O governo de Mato Grosso, por meio da secretaria de Desenvolvimento Regional, investe na busca por cidades sustentáveis. Com este objetivo foi realizado nesta quinta-feira uma reunião entre Estado, consórcios regionais e instituições parceiras para discutir as ações a serem realizadas do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis.


A ideia é promover o desenvolvimento sustentável dos municípios por meio do fortalecimento da economia local e consequente diminuição das desigualdades regionais. Para isso a intenção é trabalhar para melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica, da conservação dos recursos naturais e recuperação ambiental.


Para alcançar estes objetivos, os trabalhos serão divididos em três eixos: Fortalecimento da gestão ambiental; regularização ambiental e fundiária; e promoção de cadeias produtivas sustentáveis, com foco na agricultura familiar.


Segundo o secretário de desenvolvimento Regional de Mato Grosso, Eduardo Moura, o programa é fundamental para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso, já que uma gestão ambiental fortalecida facilita o acesso a programas e políticas públicas, atrai investimentos públicos e privados para a região, além de conferir uma melhor qualidade de vida para a população.

 


Eduardo Moura explica que a proposta do Estado é apoiar as regiões com base nas áreas que compõe o tripé do desenvolvimento sustentável: Social, Ambiental e Econômico. Segundo Moura, dessas discussões sairão políticas públicas para melhorar questões fundamentais como resíduos sólidos, saneamento básico e desmatamento. “A ideia é que deste programa saiam recomendações ao governo para começarmos a apoiar os municípios para que eles se tornem cada vez mais sustentáveis. Buscamos um plano de desenvolvimento regional para

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade