NOVO FERIADO DE CUIABá, DIA DO EVANGéLICO DEVE TER DATA ALTERADA
17.06.2015

Mesmo tendo sido aprovado por 19 dos 25 vereadores, o novo feriado municipal de Cuiabá, o Dia do Evangélico (31 de agosto), agora deverá ser remarcado para a última segunda-feira do mesmo mês. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (17) após protestos de comerciantes contrariados com a perspectiva de perdas com a instituição de mais um feriado na capital. Os vereadores cederam e, segundo divulgou a Câmara, deverão alterar a legislação responsável pela nova data comemorativa na sessão da próxima quinta-feira (18).

O projeto de lei havia sido apresentado em dezembro de 2014 pelo vereador Marcrean dos Santos (PRTB). Após a aprovação em plenário no dia 31 de março, o projeto seguiu para a sanção do prefeito Mauro Mendes (PSB), que decidiu vetar o artigo que estabelecia a data como feriado.

De volta à Câmara, o projeto foi submetido a nova apreciação dos parlamentares, que decidiram derrubar o veto do prefeito e manter a data de 31 de agosto como novo feriado municipal em comemoração ao Dia do Evangélico. A lei acabou sendo sancionada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB).Entretanto, entre a aprovação do projeto e sua promulgação na última semana surgiram críticas por parte da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que alegou ter sido deixada de lado do debate a respeito do novo feriado.

De acordo com a CDL, Cuiabá já teria feriados demais e instituir mais um acarretaria prejuízos ao comércio, sobretudo em um momento de crise econômica. A CDL articulou junto ao vereador Renivaldo Nascimento (PDT) a apresentação de um outro projeto de lei que altere a redação do anterior responsável por instituir o novo feriado.

Conforme nota publicada pela Câmara Municipal nesta quarta-feira, o novo projeto de lei deverá ser apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira. Ainda segundo a nota, os vereadores já entraram em consenso pela aprovação do novo texto.

Desta forma, o Dia do Evangélico deixa de ter uma data fixa (31 de agosto) e passa a ser celebrado em toda última segunda-feira do mês de agosto, dia que deverá variar conforme o ano. No caso de 2015, entretanto, as atividades previstas para o Dia do Evangélico deverão acontecer no mesmo dia, já que o 31 de agosto deverá coincidir com a última segunda-feira do mês. Em 2016, o feriado deverá cair no dia 29 de agosto.

A reportagem tentou entrar em contato com o vereador autor da proposta do feriado, Marcrean dos Santos, para comentar as mudanças anunciadas pela Câmara, mas ele não atendeu aos telefonemas da redação.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade