TRABALHADORES ASSENTADOS BLOQUEIAM BRS EM MT CONTRA DECISõES JUDICIAIS
22.06.2015

Em contrariedade às decisões judiciais contrárias à ocupação de algumas propriedades rurais em Mato Grosso, grupos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados (MTA) bloqueiam trechos da BR-364, em Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá, e da BR-070 em Cáceres e em Primavera do Leste, a 220 e 239 km da capital, nesta segunda-feira (22).Está sendo permitida apenas a passagem de ambulâncias e carros com pessoas doentes. A Polícia Rodoviária Federal está no local para orientar os motoristas.

Rosália de Jesus Lima, integrante do movimento, alega que as últimas decisões da Vara Especializada em Direito Agrário foram favoráveis aos agricultores. "O protesto é contra à juíza Adriana Sant’anna Coningham, que está atuando em favor dos grandes latifundiários e não tem olhado para os trabalhadores", afirma.

Por meio de nota, a juíza diz que tem compromisso com a lei e que poderá conversar com os líderes do movimento. "Como juíza tenho o compromisso de fazer cumprir a lei e, apesar de me compadecer com a situação, a decisão é baseada na lei. Algumas vezes essas decisões são favoráveis ao assentados e outras vezes não, dependendo do caso. Além disso, estou aberta para receber os líderes do movimento e conversar".

Em 2013, segundo ela, a magistrada determinou a saída de 350 famílias da Fazenda Recreio Moreno, no município de Guiratinga, a 334 km da capital, e, no ano seguinte, o despejo de 80 famílias da Fazenda Brocotá, em São José do Povo, a 268 km de Cuiabá.

Além disso, os manifestantes cobram uma reunião com o governador Pedro Taques (PDT) para tratar dessas decisões.

Queremos que o governador intervenha por nós nessas decisões judiciais. Queremos mostrar a ele que os trabalhadores estão sofrendo na mão dessa juíza", declarou Rosália, que integra o grupo que interditou trecho da BR-364 no início da manhã de hoje. Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, uma reunião está pré-agendada para às 15h da próxima sexta-feira (26), na Casa Civil.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade