FUTUROS CALOUROS- MAIS 2 RECUPERANDOS SãO APROVADOS NA UFMT
04.02.2016

Dois recurperandos da cadeia pública de Santo Antônio do Leverger (distante 34km de Cuaibá) foram aprovados na Universidade Federal de Mato Grosso, através do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2015. Claudemir de Souza Sales, foi aprovado em terceiro lugar para o curso de Educação Física e Fernando Augusto G. Bezerra Júnior, aprovado em 45° no curso de matemática.
 
Conhecida como presídio militar, a cadeia de Santo Antônio oferta oportunidades educacionais de ensino básico, técnico-profissionalizante, superior e pós-graduação. De acordo com o diretor da unidade, Domingos Sávio Grosso, as parcerias firmadas com instituições públicas e particulares foram decisivas para garantir o sucesso dos recuperandos em processo seletivos como o vestibular.
“ Além de cursos preparatórios para o Enem, trouxemos cursos de nível superior na modalidade tecnólogo em Gestão Ambiental, Gestão Pública e ainda pós-graduação em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental”.

Para o recuperando Claudemir Sales, valeu a pena todo o tempo de estudo. “ Nos anos de 2014 e 2015 participei de todos os cursos oferecidos, acredito que pelo fato da unidade oferecer essas oportunidades, nunca vai ter alguém parado aqui”, disse ele.
 
Já Fernando Augusto comemorou a vitória fazendo um agradecimento ao sistema prisional e ao juiz que autorizou sua liberação para assistir às aulas. “ Acabei de colocar minha tornozeleira e estou ansioso para assistir às aulas. Sei que sem o apoio da unidade de das pessoas que acreditaram em mim não seria possível comemorar essa conquista”.
 
Capacitação
 
 
Além dos recuperandos, os agentes penitenciários também participaram dos cursos de graduação promovidos em parceria com a Faculdade Afirmativo. No curso de Gestão Ambiental participaram como alunos oito agentes penitenciários e 14 recuperandos; na Graduação em Gestão Pública participou um agente penitenciário e 19 recuperandos e, na pós graduação em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental, foram 11 recuperandos. Todas as aulas presencias.
 
Através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi ofertado entre 2013 e 2015 um total de 22 cursos, com turma de 20 alunos cada. Sempre que surgia nova técnica ou nova ferramenta de trabalho, o Senai repetia o curso. Os temas foram: manutenção predial; eletricista; instalador hidráulico; aplicador de revestimento cerâmico; pintor de obras; armador de ferragens; ajudante de obras; costura em bolsas; atendimento ao público e relações humanas no trabalho.
 
Com os conhecimentos adquiridos nos cursos, aproveitou-se a mão de obra dos recuperandos para a reforma da unidade. Os materiais utilizados vieram de doações do comércio da região, poder judiciário e Ministério Público.

JOSIANE AMARIZ
Assessoria/Sejudh-MT

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade