FESTEIROS ENTREGAM DOCUMENTO QUE DETALHA A REFORMA DA CATEDRAL DE CUIABá
03.03.2016

Membros da comissão organizadora da Festa do Divino se encontraram com o governador Pedro Taques e com a primeira dama Samira Martins em busca de apoio para a realização da festa religiosa. Neste ano, a celebração marcará o início da campanha para angariar fundos para a reforma da parte externa da Catedral de Cuiabá, ação que fará parte das comemorações dos 300 anos da capital, em 2019.

Durante a visita, no Palácio Paiaguás, nesta quarta-feira (02.03), os festeiros entregaram a Taques um documento em que detalham como serão feitos os reparos na Basílica, com medidas como a recuperação do telhado e a renovação da pintura.

Maria Teresa Maluf, imperatriz da festa em 2016, acompanhada pelo imperador Leopoldo Mario Nigro Filho, destacou a importância da festa para os religiosos do estado. “A festa já faz parte do calendário de Mato Grosso e estaremos iniciando este ano a campanha para angariar fundos para a reforma da parte externa da Catedral, que precisa com urgência de reparos. O objetivo é que nos 300 anos do aniversário de Cuiabá, em 2019, a Basílica possa estar toda reformada”, disse.

Pedro Taques afirmou que será feito um decreto instituindo uma comissão para as comemorações dos 300 anos da capital mato-grossense e falou sobre a importância da festa do Divino, considerado um marco pelos seus 187 anos de história. “É uma festa importante, que mantem a tradição, cultura, gastronomia e representa toda a religiosidade, crença e fé do povo mato-grossense”.

A festa do Divino terá a parceria do Núcleo de Ações Voluntárias, coordenado por Samira Martins, que reafirma o apoio do estado. “A festa do Divino é uma importante tradição cultural e religiosa de nossa terra. Apoiar e prestigiar é uma forma de preservar a identidade de nosso povo”.

Programação

O levantamento do mastro, que marca a abertura da Festa do Senhor Divino, será no dia 1º de maio, às 19h. No dia seguinte será oferecido café da manhã, às 7h30, na antiga Residência dos Governadores, evento que conta com apoio do Estado. Dos dias 02 a 06 e de 09 a 12 de maio será feita a visita da bandeira às famílias e a realização da novena, na catedral Basílica de Cuiabá, sempre as 18h30. A festa termina com o Baile do Senhor Divino, no dia 13 de maio, às 20h, no Hotel Fazenda Mato Grosso e com a missa solene, seguida de procissão e quermesse, no dia 15 de maio, na Praça Alencastro, às 17h.

Fonte: Gcom-MT

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade