SEMA E PARCEIROS RESGATAM 44 AVES VíTIMAS DE MAUS-TRATOS
11.02.2016

Foram encontrados 24 galos, três galinhas, sete frangos e 10 pintinhos confinados em um espaço pequeno, sem higiene e ventilação. Há suspeita da utilização dos animais em rinhas

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e instituições parceiras resgataram 44 aves vítimas de maus-tratos de uma propriedade particular localizada em Tangará da Serra (a 240,5 km de Cuiabá). A ação foi realizada na última sexta-feira (05) pela unidade regional da Sema no munícipio, em parceria com a Polícia Judiciária Civil e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Os animais foram encaminhados para a ONG Universo Verde. O valor da multa aplicada supera R$ 13 mil.

 

Há suspeitas de que o proprietário realizava rinha com os animais, o que é proibido com base no Decreto Federal nº 50.620, de 18 de Maio de 1961. De acordo com o gerente da regional da Sema, Jeferson Zucchi, foram encontrados na propriedade 24 galos, três galinhas, sete frangos e 10 pintinhos, além de 16 frascos de remédios, dos quais a maioria de medicamentos para tratar problemas de infecção. Jeferson explica que o trabalho de fiscalização e monitoramento do local iniciou em dezembro de 2015 e após o relatório final da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) ficou constatado que os animais sofriam maus-tratos.

 

O laudo da Politec identificou que as aves estavam machucadas, algumas sem esporas, depenadas e com lesões em processo de cicatrização. Outras apresentavam cegueira e dificuldades de se locomover. Segundo Jeferson, durante a vistoria no estabelecimento, as equipes encontraram irregularidades na construção, no cercamento e no sistema de alimentação dos bichos, como falta de higiene e de ventilação no espaço de confinamento. “As gaiolas eram pequenas demais, fora das condições técnicas recomendadas pelo ministério da agricultura de criação familiar de aves”.

 

ONG Universo Verde

 

A ONG Universo Verde é uma entidade sem fins lucrativos que há 16 anos realiza em Tangará da Serra trabalhos em defesa do meio ambiente, dos direitos do cidadão e dos animais. A ONG recebe animais silvestres, domésticos e até exóticos para recuperação e soltura no caso dos silvestres e manutenção permanente nos casos dos demais.

 

Denúncias

 

Esses e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema, por meio de formulário; ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.

Fonte:
Fernanda Nazário | Sema-MT

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade