A TOCHA OLíMPICA PELAS RUAS DE CUIABá
21.06.2016

Aconteceu na manhã desta terça-feira (21/06),  uma coletiva de imprensa para esclarecimento sobre a passagem da tocha olímpica por nossa capital.

 

 

 


Por Grazielle Feitosa 

 

O encontro foi no palácio Alencastro por volta das 09h30 e contou com a participação dos secretários adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, de Esportes e Lazer da Secretaria de Educação, Pedro Luiz Sinohara, membros da prefeitura de Cuiabá, do Comitê Organizador das Olimpíadas Rio 2016 e do atleta Davi Moura e seu pai Fenelon Mülle, condutores da tocha olímpica.

O representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Igor Leme iniciou a coletiva dando informações sobre a chegada da tocha e de como a imprensa poderá participar do evento. ”  Toda programação foi pensada para que  a imprensa possa acompanhar a solenidade de uma forma tranquila e satisfatória”, esclareceu Igor.

Para o secretário Adjunto de Esportes e Lazer do Estado de Mato Grosso, Pedro Luiz Sinohara, a simbologia que a tocha traz é muito significativa. ” Essa simbologia da tocha olímpica é realmente muito importante para o momento que estamos vivendo. Mostra que o país com todos os seus problemas se mantém unido”, declarou.

O atleta  Davi Moura e seu pai , Fenelon Oscar Müller, que também foi atleta de judô, serão um dos condutores da tocha por Cuiabá.  Davi diz que sem dúvidas será um momento de muita emoção, e entende que o significado da tocha em si é algo transformador. ” Entendo que o fogo acesso ali é o fogo que pode transformar a juventude e as crianças de nosso país, é algo muito forte” afirmou o mato-grossense.

Davi também se sente honrado em poder receber a tocha das mãos de seu pai. ” Cresci ouvindo as historias do meu pai, e receber a tocha dele é algo forte e que representa muito nossa trajetória”.

Já o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro salientou que o evento será uma forma de mostrar o diferencial que Mato Grosso possui, já que será o único Estado que terá uma rota especial – transpantaneira, Nobres e Chapada dos Guimarães. ” A passagem da tocha olímpica por Mato Grosso será uma oportunidade para mostrar as belezas do nosso Estado.

 

Igor Lame, representante do Comité Olímpico Brasileiro Foto: Beto Terra

Igor Lame, representante do Comité Olímpico Brasileiro
Foto: Beto Terra

ROTEIRO

A Tocha chega ao aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande no dia 23 de junho às 10h. Às 10h30min, após uma pequena celebração, o comboio sai para o revezamento, passando pelas avenidas Filinto Muller, Castelo Branco e Couto Magalhães, fazendo paradas estratégicas em alguns pontos como o 4º Batalhão da Polícia Militar, Praça Aquidabam, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Banco Bradesco.

Após um intervalo para o almoço, o revezamento recomeça em Cuiabá às 14h em frente ao Comando Geral da Polícia Militar. Dali segue por várias ruas e avenidas, passando pela Praça das Bandeiras, Igreja São Benedito, escola Liceu Cuiabano, Centro Geodésico da América do Sul, Complexo Esportivo Dom Aquino, Banco Bradesco, terminando às 19h30 na Arena Pantanal, onde haverá shows regionais e apresentações culturais, além de uma celebração com a Chama Olímpica.

Entre as mais de 300 cidades que participam do revezamento, Cuiabá está entre as 83 que contará com uma celebração de encerramento. Para o membro do Comitê Organizador das Olimpíadas, Igor Lamy, essa é uma grande vantagem para a cidade, porque este é o ápice do evento. “O ponto alto do revezamento sempre acontece nessas celebrações, por isso queremos contar com a presença de toda a população”.

O judoca David Moura, que finalizará o revezamento na Arena Pantanal, disse que este será um momento muito forte, pois o esporte é sua vida. “Carregar a Tocha será uma forma de participar das Olímpiadas para cada um de nós que vamos conduzi-la”, afirma o atleta medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, na categoria acima de 100 kg.

ROTA ESPECIAL

Na sexta-feira (24.06), a Chama Olímpica será levada até a Transpantaneira, a partir das 05h45, onde permanece até às 09h. O local de concentração será o portal de entrada da estrada-parque. Lá haverá apresentações dos Mascarados de Poconé e da Cavalhada.

Do Pantanal, a tocha será levada de helicóptero para o distrito de Bom Jardim, no município de Nobres. Lá, passará pelos atrativos da Gruta da Lagoa Azul, Aquário Encantado e Reino Encantado, onde haverá uma celebração com a população daquele município.

Por volta das 14h, o símbolo olímpico segue para o morro de São Gerônimo e logo depois para a Cachoeira Véu de Noiva, em Chapada dos Guimarães, onde também haverá o momento de confraternização com a população. De lá ela será levada de helicóptero à Cidade de Pedra.

Com assessoria

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade