MAIS DE 30 íNDIOS TAPIRAPéS SERãO ATENDIDOS DURANTE CARAVANA
24.04.2017

As consultas da 6ª edição da Caravana da Transformação começam nesta terça-feira (25.04), no município de Porto Alegre do Norte (1.140 km de Cuiabá), e na lista de atendimentos já constam os nomes de 39 índios da etnia Tapirapé. Eles passarão por consultas e exames oftalmológicos. Nos casos de cirurgias, os pacientes contarão ainda com acompanhamento pós-operatório.

O grupo vive na aldeia denominada Tapitãwa, localizada no município de Confresa, e conta com aproximadamente 1.500 famílias. Boa parte delas tem o mesmo parentesco, se comunicam no dialeto tupi e sobrevivem da produção rural que mantém na localidade.

Para receber o atendimento na sede da Caravana esta semana, eles serão levados por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado.

Entre eles, o casal Maria Mareapa Tapirapé, de 64 anos, e Luiz Cki Tapirapé, de 68, que há 10 anos não passam por consultas médicas e relataram as dificuldades vivenciadas no dia a dia. “Não dá para enxergar bem e nem consigo mais costurar. Na última vez, furei e dedo e agora quando a roupa rasga, jogo fora”, contou Maria.

“Percebo que minha vista está embaçada. Eu usava óculos, mas não está mais prestando. Para nós, é muito bom ter alguém que nos ajude com essa questão médica, porque vivemos distante da cidade e a locomoção é complicada”, afirmou Luiz.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade