ESTADO REALIZA 16 MIL CIRURGIAS DE CATARATA
08.05.2017

A Caravana da Transformação, programa do Governo do Estado que leva saúde e cidadania aos municípios mato-grossenses, atingiu a marca de 16.595 cirurgias oftalmológicas, e mais de 30.900 atendimentos a pacientes em seis regiões diferentes. A última edição foi finalizada nesta sexta-feira (05.05), em Porto Alegre do Norte (1.140 km de Cuiabá).

Somente nesta região, 4.490 pessoas receberam atendimento oftalmológico, contabilizando 1.661 cirurgias, sendo 1.207 de catarata, 328 de pterígio e 126 yag lasers. Também foram realizados um total de 23.869 procedimentos durante todo o evento.

Já a parte de Cidadania, que engloba desde a confecção de documentos, como RG, CPF, 2ª via de certidões, Carteira de Pescador Amador, cortes de cabelo e embelezamento, orientação jurídica, confecção de Boletim de Ocorrência, Mutirão Fiscal, testes de DNA e outros, chegou a registrar mais de 15.600 atendimentos durante os dias D (28 e 29 de abril).

Apesar de 12 municípios da região do Baixo Araguaia serem contemplados durante a iniciativa, a Caravana da Transformação recebeu pacientes de 30 cidades ao todo, entre elas, Barra do Garças, Cuiabá, Canarana, Tangará da Serra, entre outros.

Os municípios da região beneficiados com a sexta edição do evento foram: Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.

A Caravana da Transformação foi lançada em 2016 e desde então já percorreu os municípios de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos e Porto Alegre do Norte. Desde então, mais de 30 mil pessoas já passaram pelo atendimento oftalmológico, que é o carro-chefe do programa.

“Agora é começar a planejar a sétima edição, que em breve será anunciada à população. Vale ressaltar que antes de definirmos uma região a ser atendida, levamos em consideração diversos fatores, que vão desde a demanda reprimida, o Índice de Desenvolvimento Humano do município, a estrutura de saúde e muitos outros pontos”, explicou o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade