BLAIRO DEVE IR AOS EUA PARA REABILITAR MERCADO
23.06.2017

O ministro da Agricultuira, Blairo Maggi, declarou na noite desta quinta-feira (22) que tentará restabelecer as exportações de carne bovina fresca para os Estados Unidos.

Mais cedo, nesta quinta, o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou a suspensão da compra desse tipo de carne. A suspensão ocorreu após o país norte-americano obter resultados negativos em testes de qualidade da carne brasileira.

Segundo Blairo Maggi, o problema é que foram encontrados abscessos por reação à vacina contra febre aftosa. Ele disse que os técnicos do ministério estão aperfeiçoando os controles e, assim que tiver esses estudos, pretende viajar aos Estados Unidos para tentar reabilitar o mercado para as exportações brasileiras.

"Pretendo, assim que possível, assim que os americanos receberem as informações do Brasil, me deslocar até os Estados Unidos com uma equipe do Mapa para fazer as discussões necessárias e restabelecer o mercado tão importante que o Brasil conquistou nos últimos anos", disse o ministro.

Segundo Blairo, das 13 plantas habilitadas para exportar carne bovina fresca para os Estados Unidos, cinco já haviam sido suspensas pelo ministério.

Ainda de acordo com o ministro, o governo já está revisando as normas de inspeção.

"Estamos bastante atentos. Já havíamos feito a suspensão voluntária de cinco plantas. [...] Agora vamos correr atrás e vamos tentar resolver esse assunto o mais rápido possível", disse o ministro.

Por fim, Blairo Maggi disse ainda "lamentar" porque, segundo ele, é preciso entender que o Brasil exporta carne para o maior concorrente em todo o mundo. "E há uma pressão muito grande por parte dos produtores americanos desde a época da liberação para que haja embargo e não se permita a chegada de carne brasileira lá", concluiu.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade