CASA NA REGIãO CENTRAL DE CUIABá TEM NASCENTE DE áGUA NO QUARTO
21.08.2017

Uma das mais de 120 nascentes de água existentes em Cuiabá fica dentro de uma casa, no Bairro Dom Aquino, região central de Cuiabá. Por dia, 70 mil litros de água "brotam" da nascente. A nascente, que foi batizada pela moradora de "fonte azul", foi descoberta durante mapeamento das nascentes feito pelo Ministério Público Estadual (MPE).

A cozinheira Marisa Bruno Costa, que mora na casa há 13 anos, afirmou quando comprou o imóvel sabia da nascente e que ficava maravilhada com o recurso natural. "Eu escutava o barulho da fonte à noite e ficava maravilhada. Ficava curiosa e olhava dentro do poço", afirmou.

Família de Cuiabá tem uma nascente de água dentro de casa

Esse poço ao qual ela se refere fica no quarto dela e parte da água escorre para o quintal. Marisa contou que utiliza a água para realizar os serviços domésticos e para tomar banho. “Eu cozinho, tomo banho, bebo água e lavo a louça com a água da fonte”, disse.

Ela conta que o vizinhos pedem água da nascente para beber e, quando falta água no bairro, costumam encher galões nessa bica que fica do lado de fora e levar para casa.

A cozinheira contou que, durante 10 anos, um homem que mora no Centro Político Administrativo (CPA) utiliza água da nascente. “Ele me disse que há 10 anos pega água daqui e que melhorou a sua saúde”, contou. O projeto do MPE foi batizado de "Águas para o futuro".

O pesquisador de áreas úmidas urbanas, Abílio Moraes, conta que a região onde se encontra a nascente é propensa para o afloramento de água subterrânea e que esse fenômeno pode acontecer em outras residências.

“Naquele bairro, provavelmente, deve surgir novas nascentes, devido à geomorfologia daquele local”, afirmou.

Para saber se a água da nascente está adequada para o consumo, segundo Abílio, é necessário realizar pesquisas físicas e químicas. Ele recomenda também a não utilizar a água da nascente por se concentrar em um perímetro urbano e podem ser contaminadas por fossas e até esgoto.

“Não é recomendável tomar esta água, pois não sabemos ainda se ela pode estar contaminada e, como se trata de um perímetro urbano, isso pode ocorrer”, disse.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade