ANVISA APONTA FALHAS GRAVíSSIMAS NO HEMOCENTRO DE MT
20.05.2014
hemocentro

 

Serviços como o processamento de sangue e os exames laboratoriais de novas coletas do Hemocentro de Mato Grosso, em Cuiabá, foram suspensos depois de uma vistoria feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), técnicos do estado e de Cuiabá. Mas, a Secretaria estadual de Saúde garante que não há risco de desabastecimento das unidades atendidas em todo o estado. A coleta de sangue e a distribuição estão sendo realizadas normalmente.

O MT Hemocentro é o responsável por fazer os exames de sangue coletado na capital e em todo o estado. “Nós ainda temos 600 testes segundo o gerente de diagnóstico laboratorial num equipamento. Vai rodar esses testes e liberar algumas bolsas”, disse a técnica Alzira Saldanha.

Faltam reagentes e aparelho apropriado, de acordo com os técnicos que trabalham no local. Um dos aparelhos é novo e a licitação levou um ano para ser concluída. Mas, os reagentes da máquina não são adequados para os exames de um banco de sangue. Foi detectado pela própria equipe técnica da Anvisa que ele não é adequado para realizar os exames em bancos de sangue”, declarou Alzira.

Este foi um dos problemas identificados na inspeção de rotina da Vigilância Sanitária que acionou a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, em Brasília, para avaliar o banco de sangue do estado.

Segundo os funcionários, para que o Hemocentro possa dar continuidade às atividades de rotina a solução seria adquirir reagentes para serem usados em uma máquina que já possuía. “”Ela quebrou e agora já foi consertada. Já chegou a peça e só esta sendo validada. E os reagentes que estão sendo comprados e chegam esta semana são compatíveis com a máquina que está lá”, disse Marlene Anchieta Viana, secretária adjunta de Gestão Estratégica Descentralizada do estado. 

A secretária adjunta afirmou que aguarda a avaliação da Anvisa sobre o aparelho novo e que não há risco de falta de sangue nos hospitais públicos e prontos-socorros do estado. “O cidadão pode ficar extremamente tranquilo que não vai ter essa deficiência em termos de sangue, sorologia. Não vai ter essa preocupação ”, assegurou Marlene.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade