CARAVANA DE CáCERES COMEçA PROCEDIMENTOS DE CATARATA NESTA SEGUNDA-FEIRA
26.02.2018

As cirurgias de catarata começaram nesta segunda-feira (26), em Cáceres, sede da 12ª edição da Caravana da Transformação. Os procedimentos são iniciados sempre a partir das 5h da manhã. As cirurgias agendadas serão feitas até o dia 9 de março, na Cidade Universitária da Unemat (antigo aeroporto).

A expectativa é de que até o final do evento mais de 5 mil cirurgias oftalmológicas sejam concluídas. As cirurgias de pterígio vão ser feitas no dia 4 de março e as de yag laser de 3 a 7 de março.

Conforme balanço da organização, no domingo (25) foram registradas 720 consultas, 2.719 procedimentos e 1.380 pessoas passaram pelo local. Para esta segunda-feira (26), 434 cirurgias de catarata estão marcadas. Após o procedimento, os pacientes recebem acompanhamento pós-operatório de 24h,de  sete dias e também 30 dias após o procedimento. 

“A Caravana vem estruturada para dar o acolhimento aos pacientes acima de 55 anos e, este sistema de identificação que fazemos junto ao Ministério da Saúde, permite que a gente consiga agregar as microrregiões, e assim, trabalhar continuamente no atendimento dessas pessoas que não tinham condições de custear uma cirurgia como esta”, informou a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, visitou as instalações da Caravana e destacou que as cirurgias vão suprir um anseio antigo dos moradores.

“Estamos com uma demanda muito grande envolvendo a população mais idosa, que há muito tempo aguardava em uma fila de espera e que precisa desses atendimentos. Sem dúvidas a oportunidade de reduzir ou até zerar as filas de cirurgias oftalmológicas é de grande valia para todos nós”, ressaltou o prefeito.

Além de pacientes de Cáceres, a 12ª edição da Caravana atenderá as pessoas reguladas pelos municípios Araputanga, Curvelândia, Indiavaí, Glória D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Vale do São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Recomendações 

Todos os pacientes regulados devem comparecer ao local com acompanhante e são orientados sobre os cuidados pré e pós-cirurgia, além de receber folheto explicativo.

Antes do procedimento, o paciente não pode, por exemplo, fazer uso de cremes ou maquiagens. A alimentação deve ser leve, e nos cuidados com a higiene é necessário lavar bem a cabeça, rosto e cílios.

Ao deixar o centro cirúrgico, deve se evitar movimentos bruscos e pegar peso, lavar as mãos antes e depois de aplicar o colírio, evitar ambientes com muita aglomeração e poeira, não esfregar os olhos, e utilizar óculos escuros por 30 dias.

 

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade