ZUQUIM NEGA AFASTAMENTO E DIZ QUE BOTELHO NãO AMEAçA PROCESSO
09.05.2018
Na decisão em que decretou o cumprimento de mandados de prisão na Operação Bônus, que apura esquema de propina no Detran, o desembargador José Zuquim negou o afastamento do presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM) do cargo.
 

O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Núcleo de Ações de Competência Originário (Naco), que investiga autoridades com prerrogativa de foro.

 

Zuquim afirmou que os elementos apresentados pelo MPE deixam clara a participação de Botelho nos crimes investigados na operação.

 

não vejo, por ora, de que forma sua influência poderia comprometer a integridade da instrução processual, já que não há qualquer indicação de que em seu poder possa haver provas sobre os crimes investigados ou que ele esteja agindo para fraudar, destruir ou impedir o acesso a algum elemento probante

“No caso, do extenso conjunto probatório atrelado ao investigado José Eduardo Botelho, verifica-se à satisfação que é suficiente à demonstração dos indícios de autoria e materialidade pela prática ilícita que ora se investiga, contra si”, afirmou Zuquim.

 

Todavia, disse que o afastamento é uma “medida excepcional” e não há provas de que Botelho esteja agindo de modo a atrapalhar a instrução processual, tampouco influenciando para adulteração ou destruição de provas.

 

“Outrossim não vejo, por ora, de que forma sua influência poderia comprometer a integridade da instrução processual, já que não há qualquer indicação de que em seu poder possa haver provas sobre os crimes investigados ou que ele esteja agindo para fraudar, destruir ou impedir o acesso a algum elemento probante, seja documental ou testemunhal”, disse o desembargador.

 

“Com essas considerações, indefiro o pedido de afastamento da função pública em relação ao investigado José Eduardo Botelho”, concluiu.

 

Interrogado 

Apesar de não ter sido afastado, o presidente Eduardo Botelho será interrogado pelo Gaeco na próxima sexta-feira (11), às 10 horas.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade