PREFEITURA E MINISTéRIO PúBLICO SE UNEM NO COMBATE à QUEIMADAS URBANAS
07.06.2018

Antecipando o início do período de estiagem da Capital, a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público do Estado (MPE) uniram forças para combater focos de queimada e outros atos ambientais ilícitos. A parceria foi firmada nesta quarta-feira (06) e visa promover a educação ambiental na população, por meio de uma série de ações interativas e co-participativas. Na ocasião, participaram os titulares das secretarias municipais de Ordem Pública e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, além da Defesa Civil.

“O município trabalha constantemente pensando em mecanismos eficazes de combate à degradação do meio ambiente e às queimadas são uma preocupação anual nesta época do ano, nos levando a planejar novas ações preventivas e ostensivas. Poder contar com o apoio do MPE nessa missão é um privilégio, pois além de termos toda sua expertise jurídica e regulamentadora ao nosso lado, somos capazes de ampliar nossas iniciativas, atuando simultaneamente em diversas frentes. Cremos que muito mais que eliminar os focos que podem vir a surgir ao longo deste hiato, precisamos trabalhar de maneira incisiva na construção de conceitos mais éticos e morais na mente do cidadão. A população precisa compreender que promover incêndios em terrenos baldios é prejudicial para ela mesma, comprometendo sua qualidade de vida e a do ambiente que a cerca. Ao operarmos de maneira conjunta, estou certo de que tanto a vertente fiscalizatória da Ordem Pública, bem como a regimentação das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Natural, serão ainda mais eficazes, ao lado da nossa Defesa Civil e da pasta de meio Ambiente”, afirmou Pinheiro.

A união de forças promoverá um atendimento diferenciado por parte da Defesa Civil municipal, com a disponibilização de quatro equipes para garantir a eliminação de focos de queimadas em tempo integral. A força-tarefa será composta por caminhões pipas, motoristas e brigadistas, além de operar ao lado do Corpo de Bombeiros. Essas bases operacionais estarão dispersas em pontos estratégicos, nos quartéis da Corporação, localizados no Verdão, na Av. Fernando Corrêa, no Distrito Industrial e no bairro 1º de Março. Para auxiliar o trabalho operacional, o município ficará encarregado de divulgar informações relativas às queimadas urbanas, tais como formas de registro de denúncias, transparência nos atendimentos, assim como informações sobre malefícios causados por essa modalidade de crime.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade