ÁGUA EM RIO EM MT ESTá APTA PARA BANHO E PRáTICA DE ESPORTES
02.08.2018

A água do Rio Tenente Amaral, em Jaciara, está em condições apropriadas para banho e para a prática de esportes aquáticos, uma das principais atividades turísticas da região. É o que revela laudo produzido pela consultoria independente Control – Laboratório de Análises Químicas, de Cuiabá, contratada pela Usina Porto Seguro para realizar análises químicas nas águas do manancial, onde ocorreu um acidente que provocou vazamento de vinhaça, produto orgânico resultante da moagem de cana-de-açúcar. O laudo apontou que os parâmetros avaliados seguem o que preconiza Resolução 357, de 18 de março de 2005, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O Rio Tenente Amaral é classificado, de acordo com as normas do Conama, como classe II, e, segundo o resultado analítico das amostras – coletadas na terça-feira, 31 de julho – as águas continuam próprias para banho e para a prática de atividades desportivas aquáticas. O Laboratório Control é considerado referência no Estado de Mato Grosso para a realização desse tipo de análise. A Usina Porto Seguro ressalta, no entanto, que, mesmo com esses resultados preliminares positivos, continua o monitoramento da água e das demais condições da bacia na região onde aconteceu o incidente.

Os resultados das primeiras análises químicas realizados nas águas comprovam o que a observação já apontava: a água está em boas condições, em grande parte devido ao volume abundante do Rio Tenente Amaral, que possibilitou a depuração rápida do resíduo orgânico que vazou para o curso d’água. Observações de leigos e também de especialistas já sinalizavam nesse sentido. Tanto que já na segunda-feira foram encontrados turistas e moradores da região tomando banho no rio e em seus afluentes e também praticando rafting, esporte de aventura em que os participantes passam por corredeiras dentro de botes, com equipamentos de segurança.

Uma equipe multidisciplinar contratada pela Usina Porto Seguro – composta por engenheiro agrônomo e florestal, biólogo, geólogo e advogado – sobrevoou a região na terça-feira (31) e também apontou, na vistoria, que o aspecto das águas era cristalino e corrente, além de não apresentar odor. Na segunda-feira, a prefeitura de Jaciara decidiu, também devido ao aspecto de normalidade das águas, manter a programação da 12ª Temporada de Esportes Radicais de Jaciara (TERJ), que será realizada de 7 a 30 de setembro no município, atraindo turistas de todo o País

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade