APóS DENúNCIAS AO MP, MCDONALD´S TORNA-SE ALVO DE AçãO CONTRA BRINQUEDOS OFERTADOS EM LANCHES
11.07.2018

O McDonald´s está no foco de nova polêmica no Brasil. Desta vez, não envolve alimentos gordurosos, mas os atrativos brinquedos ofertados em seus Mc´Lanches Felizes. O programa "Criança e Consumo", do Instituto Alana - sociedade civil organizada - lançou nesta terça-feira (10) o programa: "Abusivo Tudo Isso", para combater a exposição de brindes nos balcões dos restaurantes da rede americana. 

As informações elaboradas pelo programa serão enviadas ao Ministério Público, para subsidiar eventual investigação, após denúncias de consumidores, em Brasília.


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O abaixo assinado feito pelo programa reforçará denúncia enviada à Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, com cópia para o SAC do McDonald‘s, que aborda os principais argumentos pelos quais a prática da empresa de anunciar e comercializar brinquedos com o intuito de promover seus produtos alimentícios para crianças é abusiva e ilegal.

"Nós recebemos, o tempo todo, mensagens em nosso site, redes sociais e e-mail de pessoas indignadas com as estratégias publicitárias abusivas direcionadas às crianças por essa rede de fast food. E a denúncia deste cidadão nos inspirou a criar uma ferramenta para que reclamações semelhantes cheguem a um órgão responsável por sua fiscalização. Queremos que as pessoas saibam do seu poder de mobilização e denúncia e que a empresa tome conhecimento do descontentamento gerado por suas ações", explica Ekaterine Karageorgiadis, advogada e coordenadora do Criança e Consumo.

Especialistas – aponta o instituto – concluíram que a comercialização de brinquedos por redes de fast food estimula o consumo excessivo e habitual de produtos alimentícios com altos teores de sódio, açúcar e gorduras, sendo extremamente prejudicial à saúde das crianças.
 
A ação leva em conta a obesidade infantil e as doenças crônicas associadas são um problema de saúde pública no Brasil. Sem uma mudança de hábitos e práticas de mercado, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças brasileiras.

Além disso, o fato de esses brinquedos serem exclusivos e colecionáveis faz com que a criança seja diretamente incentivada a consumir muitas "promoções" no curto espaço de tempo em que são oferecidas. Depois de conseguir o primeiro brinquedo da série, em geral, a criança quer completar a coleção e o apelo para que mãe, pai ou responsável compre os demais itens pode gerar estresse familiar.

Em Mato Grosso:

O Estado possui hoje seis unidades de restaurantes McDonald´s. Todas em Cuiabá, sendo duas delas em shoppings da capital, com grande circulação diária de consumidores.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, até agosto de 2015, 6.168 crianças apresentaram indícios de obesidade no Estado. 

Estudo elaborado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aponta que 19,8% dos usuários de planos de saúde na capital apresentam obesidade e 57,6% estão acima do peso. Somos a sétima capital do Brasil com maior índice de obesidade. Outro número que também chama a atenção é que 57,6% destes usuários em Cuiabá estão acima do peso

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