LGBTS COBRAM CANDIDATOS EM MT
20.09.2018

Representados por 10% da população brasileira, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis não se sentem representados no cenário político. Neste sábado (22), eles saem às ruas de Cuiabá na 16ª Parada da Diversidade, cujo mote é "Viver é um ato político - nosso voto, nossa voz!".

Com o pleito eleitoral deste ano se aproximando, eles querem que o voto seja instrumento de mudança social e que os candidatos se comprometam com as suas causas. O coordenador do movimento Livremente e um dos organizadores da parada, Clóvis Arantes, explicou ao  que uma das principais pautas é a criação do Conselho Estadual LGBT. 

"Não dá mais para os políticos fazerem de conta que nós não existimos. Nós somos uma população grande. Estamos presentes em todas as partes. Então, precisamos, além de ter direito ao voto, que nosso voto se transforme em questões concretas para nossa população", disse. 

Neste ano, o palco será aberto para os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e estadual, desde que eles assinem um documento onde se comprometam a lutar pelos direitos e pautas da comunidade LGBT. As candidaturas majoritárias terão direito a 3 minutos de fala, enquanto as demais terão 2 minutos.

"Não sobe, não faz fala nenhum candidato que não estiver com o documento em mãos. A ideia é que a gente comprometa os candidatos para que eles se responsabilizem também com as nossas pautas", explica Clóvis.

Foram criadas 4 cartas de compromisso em que eles pedem, dentre outras coisas, pela proposição e articulação de leis que punam discursos de ódio e violência movidas pela orientação sexual e identidade de gênero. Ainda, listam o direito ao casamento, à adoção e pleiteiam para que os candidatos votem contra projetos que firam a igualdade de direitos garantida pela Constituição Federal.

A concentração da parada no sábado será na Praça Ipiranga, centro de Cuiabá, a partir das 14h. Lá, os candidatos terão espaço para se manifestarem. O trio elétrico então deve sair rumo à Orla do Porto, onde atrações como Drag Samba Show, Peterson Nogueira e Gheowana Simpson estão previstas para acontecer.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade