SERVIDORES DãO 48 HORAS PARA ESTADO DECIDIR RGA E AMEAçAM GREVE GERAL EM OUTUBRO
24.09.2018

Em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira (24), em frente a sede da Secretaria de Gestão, servidores públicos estaduais anunciaram que podem deflagrar uma greve geral no mês de outubro. O Fórum Sindical afirmou que está em estado de assembleia permanente, aguardando proposta do Governo sobre o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA).

Segundo, o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental e representante do Fórum Sindical, Edmundo César Leite, foi determinado o prazo para que o Executivo implante na folha de pagamento de setembro, que é fechada no dia 26, o acerto da RGA. No cronograma do Fórum, estão previstas paralisações temporárias até que se esgotem as negociações, antes de uma greve geral. “Vamos esperar o governo agora no dia 26 implantar na folha de pagamento com a RGA. Caso não faça até dia 26, nós vamos fazer outro ato no dia 27, no mesmo lugar, para deliberação. A possibilidade é de paralisação no dia 27, de 24 horas, depois senão der certo, faremos uma de 48 horas, até instalar o movimento para greve definitiva”, destaca Edmundo.

Durante o ato, ex-presidente do Sisma (Sindicato dos Servidores da Saúde Pública), Oscarlino Alves, disse aos servidores que Estado será paralisado caso o Governo não viabilize o pagamento da recomposição salarial. “No dia primeiro, segunda-feira amanhece o Estado paralisado”, dispara em discurso.

O pagamento da RGA foi suspenso por uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado no mês de maio deste ano. A alegação é de que a concessão da reposição inflacionária fará o Estado estourar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Governo do Estado tenta fazer com que o TCE julgue o mérito do caso o mais rápido possível. No ano passado, em acordo com os servidores, ficou estabelecido que a RGA de 2018, de 4,18%, será paga em duas parcelas.

A primeira em setembro e a segunda em dezembro, junto com as perdas salariais. O tribunal proibiu o pagamento de ambas parcelas.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade