PASSAGEM DE FRENTE FRIA ‘QUEBRA’ CLIMA DE DESERTO E TRAZ POSSIBILIDADE DE CHUVA; VARIAçãO é DE 19ºC
15.08.2018

Depois da baixa umidade do ar de apenas 9º, que se compara aos níveis do deserto do Saara [média entre 10% e 15%], e o registro da temperatura mais alta do ano, 39º graus Celsius, na capital, a umidade relativa do ar deve melhorar em todo Estado. Isso por que uma frente fria ao largo da costa de São Paulo, que passa pela área oeste e sul de Mato Grosso deve provocar um grande contraste térmico. A minima registrada nesta quarta-feira (15), é de 20ºC. Isso significa uma mudança de 19ºC em menos de 24 horas. 

Leia mais: 
Temporal atinge cidade de Mato Grosso; Inmet registrou 49 mm em uma hora

Em toda região oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, as temperaturas vão ficar mais baixas e a nebulosidade aumenta ao longo do dia. Na região norte, as áreas de instabilidade que avançaram do norte do Brasil vão continuar provocando pancadas de chuva a partir da tarde. Em Juína, por exemplo, choveu 49,2 mm em apenas 1 hora, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com rajadas de vento de 74 km/h.  O volume é considerado alto para o mês de agosto.
 
Nesta quinta-feira (16), há possibilidade de pancadas de chuva isoladas com trovoadas no centro-leste do Estado. Em Cuiabá, o dia será marcado por muitas nuvens e diminuição da temperatura. O céu ficará cheio de nuvens e a temperatura deve cair um pouco mais, beirando os 30°C. 
 
O inverno, que se inicia dia 21 de junho de 2017 à 01h24 e termina no dia 22 de setembro às 17h02 é marcado pelo período menos chuvoso do ano. De acordo com o INMET, a estação caracteriza-se também, pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio acentuado das temperaturas do ar. 
 
Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade