BOTELHO TRABALHA NA FORMAçãO DE SUA CHAPA; ELEIçãO ACONTECE NA SEXTA (1º)
29.01.2019

Passada a turbulência por conta do pacote de mensagens do Executivo Estadual, o presidente da Assembleia Legislativa volta os seus esforços para as articulações visando a eleição da Mesa Diretora.

 

O democrata, que disputará a reeleição, precisa finalizar a composição de sua chapa que até tem o deputado Max Russi (PSB) como primeiro-secretário, e a deputada Janaína como primeira vice-presidente.

 

A tendência, segundo Botelho, é que as demais vagas sejam preenchidas pelos deputados novatos, que irão assumir uma cadeira no Parlamento Estadual pela primeira vez.

 

"Durante as duas últimas semanas eu interrompi todas as negociações e conversas sobre a Mesa Diretora. Dediquei-me para que a Assembleia discutisse e votasse todos os projetos em andamento. Agora vou me dedicar a eleição. Retomar os diálogos e buscar o consenso entre os deputados novatos e os antigos", enfatizou o parlamentar.

 

A eleição para escolha da Mesa Diretora ocorre nesta sexta-feira (1º) após a posse dos 24 deputados eleitos nas eleições de 7 de outubro do ano passado. A solenidade será realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, as 9 horas.

 

De acordo com Regimento Interno da Casa de Leis, até momentos antes da eleição, os deputados podem compor as chapas para concorrer aos sete cargos da Mesa Diretora. Os principais cargos são a presidência e a 1º secretaria. Além desses, a Mesa é composta ainda pelo 1º e 2º vice-presidentes e 2º, 3º e 4º secretários.

 

A primeira sessão, que marca a abertura da 19ª Legislatura, será na segunda-feira (4). Para a instalação da 1ª sessão legislativa, os chefes de outros Poderes são convidados. O governador do estado, tradicionalmente, lê a mensagem do Executivo. 

 

Dos 24 deputados estaduais que tomarão posse, 10 deles foram reeleitos. O MDB ficou com a maior bancada, elegendo três deputados. Depois da posse, o deputado Allan Kardec, eleito pelo PDT, cede a vaga para o suplente Romoaldo Junior, que é do MDB. Com isso, a sigla fica com quatro deputados. Kardec vai ocupar o cargo de secretário de Estado de Cultura.

 

Os partidos PSB, DEM, PSL, PSDB, PSC, PT, DC e PV elegeram, cada um, dois parlamentares. PSD, PROS, PRB e PP terão um deputado cada, nessa legislatura. (Com Assessoria)

COMENTÁRIOS

*** **  ***


VÍDEOS

      
BUSCA:
© Copyright 2014 A Notícias - Política de Privacidade