De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a produção global de trigo na safra 2023/24 não atende à demanda, porém, os preços do cereal seguem em declínio. Pesquisadores do Cepea apontam que, no mercado interno, a baixa liquidez é o principal fator de pressão, enquanto no mercado externo, o cancelamento de compras pela China e o aumento nos estoques dos Estados Unidos contribuem para a queda nos preços.
Segundo informações do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a colheita mundial de trigo é estimada em 786,7 milhões de toneladas, representando uma queda de 0,3% em comparação com a temporada anterior. No entanto, para o Brasil, a produção permanece estimada em 8,1 milhões de toneladas.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Quanto ao consumo global, o USDA prevê um aumento de 1% em relação ao ano anterior, totalizando 798,97 milhões de toneladas para a safra 2023/24. Por outro lado, os estoques finais foram novamente reduzidos, estimados em 258,83 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 4,5% em relação à safra anterior e um dos menores níveis desde 2015/16.