Em uma área de 1.500 metros quadrados, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) junto com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Comodoro (a 644 km de Cuiabá), plantaram 240 mudas de banana nanica da variedade Grande Naine. A parceria foi consolidada com o uso de um espaço do Horto Municipal transformado em uma Unidade de Referência Tecnológica (URT).
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Foram seguidas todas as etapas do processo como preparo da área, aquisição de mudas, material de irrigação e o plantio ocorrido na semana passada. As mudas são isentas de patógenos com características genéticas que potencializam a produtividade. O plantio foi realizado pela equipe do escritório da Empaer de Comodoro, servidores da secretaria e reeducando.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Comodoro, Igor Teodoro de Souza destaca novas parcerias com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf) e com a Empaer. Ele antecipou que entre elas já está sendo discutido a ampliação da área da URT do horto municipal para a cultura do café.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria e pretendemos amplia-la transformando a área é um espaço de referência e conhecimento para o pequeno produtor. Ali, ele vai saber como tratar doenças, pragas, manejo de solo, tipo de irrigação, entre outros. Estamos apenas começando”.
O técnico agropecuário da Empaer de Comodoro, Wesley da Cunha Alves, explica que a URT tem o objetivo de demonstrar as tecnologias existentes junto à cultura da banana e as técnicas adequadas do seu manejo.
“Essa unidade servirá para visitação dos agricultores familiares da região que irão conhecer o sistema produtivo da banana e despertar o interesse pelo cultivo e o potencial da cultura para o município e região”.