21 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, 09:52 - A | A

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, 09h:52 - A | A

AÇÃO ECOLÓGICA

Alunos utilizam inteligência artificial para reaproveitar água e revitalizar espaço verde no Dia da Árvore

Sistema de irrigação foi desenvolvido por alunos do Sesc Escola Cuiabá; dispositivo umidifica terra automaticamente ao identificar o seu ressecamento

Redação

Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira (21), alunos do Sesc Escola Cuiabá realizam um mutirão para revitalizar o espaço verde da unidade de ensino onde são cultivadas hortaliças e plantas medicinais.  

A iniciativa é dividida em etapas. A primeira parte do projeto com finalidade ecológica, ‘Múltiplos Sabores & Saberes’, é a doação de mudas, terra e adubo. Os insumos serão destinados às turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, responsáveis pelo plantio.  

O sistema de irrigação é um diferencial da ação. Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental desenvolveram uma estrutura para reaproveitar a água produzida pelos equipamentos de ar-condicionado. O dispositivo é acionado automaticamente quando a terra está seca. Os mecanismos de inteligência artificial da plataforma Arduino foram utilizados na construção do protótipo que umidifica a área ao identificar o seu ressecamento. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Além de estimular o desenvolvimento de novas habilidades, o projeto desperta nos alunos a consciência ambiental. Essa prática é observada, segundo a coordenadora pedagógica Thamara Borges, por exemplo, na reutilização de pneus, garradas PETs e tambores de plásticos para acomodar as mudas.  

“Procuramos salientar a importância de cuidar do meio em que estamos inseridos, valorizando e preservando a natureza. Os alunos ampliam sua visão de mundo e entendem que podem fazer a diferença com pequenas ações que somadas implicam em mudanças significativas no cuidado com o planeta”, explica a coordenadora.  

Antes das férias de final de ano, têm início as últimas etapas com a coleta do que foi produzido na horta e a degustação dos alimentos. Nessa fase, entra a participação da nutricionista da escola, Camila Viana Fraiberg, que ensina os benefícios de cada hortaliça e estimula os alunos a colorir o prato, obtendo uma alimentação mais saudável.  

O diretor do Sesc-MT, Carlos Rissato, ressalta a importância da boa prática em sala de aula. “Essa iniciativa movimenta a comunidade escolar em torno de um tema atual e necessário: a preservação do meio ambiente. É um projeto transformador que promove a formação de valores essenciais para a criança que, com certeza, serão adultos preocupados com a sustentabilidade”, pontua Rissato.  

Sesc Escola 

A Sesc Mato Grosso mantém duas unidades do Sesc Escola, sendo uma em Cuiabá e outra em Rondonópolis. Os estudantes são assistidos por um corpo docente altamente capacitado que estimula os estudantes a atuarem como protagonistas na construção dos saberes. Os espaços de ensino acolhem atividades que conectam os membros da comunidade escolar os acontecimentos do mundo, dando dinamismo ao processo de aprendizagem. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image