Sucesso absoluto, o projeto Festa na Praça prossegue em novembro nas Praças Alencastro e do bairro Jardim das América, sempre às terças e sextas-feiras, respectivamente. Lançado no dia 27 de outubro, a iniciativa fruto da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo e Serviço Social do Comércio- Sesc/Fecomércio, é uma ação de fomento ao turismo, cultura e lazer, para cuiabanos e turistas.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O secretário de Turismo, Oscarlino Alves disse na última sexta-feira (29), durante o evento na praça do Jardim das Américas, que o projeto é piloto mas a intenção é multiplicar a iniciativa para outras praças e espaços públicos da Capital. Ele lembrou que durante o período pandêmico, o setor do turismo foi um dos mais afetados pelas restrições impostas pelas medidas de prevenção e combate ao coronavírus e que a proposta da gestão Emanuel Pinheiro para o setor, é uma gestão técnica do Turismo em Cuiabá. “Uma das ações dentro dessa proposta foi trazer o “Bulixu’, do Sesc Arsenal para as praças, com a gastronomia, artesanato e música. Nós já tínhamos essa intenção, de ocupar os espaços públicos. E as ideias se unificaram e com o avanço da vacinação e um maior controle da pandemia, conseguimos tornar realidade um sonho da gestão e do presidente da Fecomércio, José Venceslau Junior”, disse o secretário Oscarlino Alves.
A iniciativa está ainda divulgando o turismo por meio do CAT Móvel – Centro de Atendimento ao Turista com exibição de vídeos e distribuição de panfletos e folders com informações sobre onde ir como museus, orla do porto, pratos típicos e outros atrativos da Cuiabá calorosa e região.
O diretor regional do Sesc-Senac, Carlos Rissato contou que a ideia é levar a cultura cuiabana para as praças, para mais perto da população. “Além de trazermos o artesanato, a cultura, da culinária e o lazer e também junto com o Senac, orientação em saúde para a população com aferição de pressão, teste de glicemia, algumas orientações rápidas de culinária beneficiando e atendendo a população com muita alegria”, disse o diretor regional do Sesc-Senac.
Para Katia Saito, a iniciativa está sendo uma grande oportunidade. “Estou achando maravilhoso. É uma grande ajuda e uma oportunidade para que a população venha para a praça e possa conhecer o nosso trabalho”, disse Katia que comercializa sushi.
Para não perder a Festa na Praça, confira anexo as datas dos próximos “Bulixu”.