04 de Dezembro de 2024

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CIDADES Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021, 10:13 - A | A

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ESTIMATIVA

CDL estima que comércio irá lucrar 15% a mais com as vendas de fim de ano

O setor estima um aumento, já que os representantes do setor entendeu que deveria agir e pensar em uma estratégia que traria um retorno maior para estimular o comércio do varejo local

Rayane Alves da Redação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) estima que o comércio local irá lucrar com as vendas de fim de ano ao menos 15% a mais comparada com as vendas de 2019, ano antes da pandemia se instalar no mundo e a economia mundial sofrer.

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De acordo com o presidente da CDL, Célio Fernandes, o setor estima um aumento, já que os representantes do setor entendeu que deveria agir e pensar em uma estratégia que traria um retorno maior para estimular o comércio do varejo local.
 
Com isso, a entidade buscou desenvolver a campanha ‘Natal Premiado CDL’, que entre as estratégias está a capacitação de gestores e equipes para disponibilizar melhores ações de relacionamento com os clientes e um atendimento altamente eficaz. Esse trabalho conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).
 
“Nós entendemos que a gente deveria agir para ter um retorno maior e estimular o comércio do varejo local que foi um dos segmentos mais afetados durante a pandemia. Então, buscamos
desenvolver a campanha para todo o Estado com o apoio do Governo Estadual para divulgar o máximo e engajar as vendas. Na pesquisa, que fizemos também deu para avaliar o comportamento do consumidor e ele varia em relação ao ano passado, que praticamente não tivemos Natal, as pessoas estavam isoladas e evitavam se encontrar com medo. Agora, com a vacinação e com a redução dos casos, o ambiente está mais propício para as vendas e muitos comerciantes locais devem se recuperar”, avaliou.
 
Conforme Célio, a expectativa gira em torno de 15%, já que muitas pessoas se adaptaram ainda mais para as compras pela internet, o que de fato acaba afetando a economia local.
 
“Apesar de que algumas mercadorias ainda compensam mesmo pagando o frete, porém os consumidores neste caso enfrentam o fator risco, pois ainda é alto o número de consumidores que levam golpe na internet”, disse.
 
Na pesquisa realizada pela CDL, Célio afirmou que a porcentagem de vendas será de 15% a mais do que em relação ao ano de 2019, porque com a pandemia muitas das pessoas se endividaram e com a volta da recuperação do emprego devem utilizar 70% do décimo para quitar as dívidas e apenas 30% do valor para consumo. Entre os principais produtos que estão no
ranking de vendas são: roupas, calçados, produtos de casa e aparelho de celular.
 
Cuidados com gastos de fim de ano:

Conforme Célio, a principal dica com os cuidados de gastos de fim de ano é evitar aquisição de produtos e serviços desnecessários, sendo que, caso o consumidor opte pela compra, deverá pesquisar os melhores preços e as condições de pagamento que encaixem no seu orçamento doméstico, e de preferência compre com antecedência.
 
“Lembrando que, na maioria das vezes, o pagamento à vista possibilita desconto e evita endividamentos futuros. E, o consumidor também deve observar se o produto está em perfeitas condições e se há assistência técnica em sua cidade, caso precise acioná-la posteriormente. E ainda, que o consumidor não gaste todo o dinheiro nas festas de fim de ano, pois no início do ano teremos os impostos, rematrícula nas escolas, materiais escolares, dentre outras despesas”, alertou.

Antes de sair às compras, Célio ainda orientou que, quando o consumidor sair às ruas, o consumidor tenha em mãos a lista dos produtos desejados, para evitar compras dispensáveis.
 
“Por vezes, o consumidor acaba comprando por impulso ou porque o produto está em promoção. O consumo consciente deve ser implementado nas nossas práticas diárias”, finalizou.

Horário funcionamento comércio fim de ano:

As comemorações de final de ano estão chegando e com isso o horário de funcionamento do comércio de Cuiabá e Várzea Grande, que obedecem a Convenção Coletiva (CCT), sofre alteração.

Confira:

Dias – 01 a 04 – até às 20h00;

Dia 05 - até às 18h00;

Dias 06 a 11 – até às 20h00;

Dia 12 - até às 18h00;

Dias 13 a 18 – até às 22h00;

Dia 19 - até às 18h00;

Dias 20 a 23 – até às 22h00;

Dia 24 - até às 20h00;

Dia 26 - até às 18h00;

Dias 27 a 30 – até às 22h00;

Dia 31 – até às 18h00.

Para o comércio, localizado nos Shoppings Centers, o horário fica:

Dias – 01 a 04 – 10h00 às 22h00;

Dia 05 - 14h00 às 20h00;

Dias 06 a 10 – 10h00 às 22h00;

Dia 11 - 10h00 às 23h00;

Dias 12 a 16 - 10h00 às 22h00;

Dias 17 a 23 – 10h00 às 23h00;

Dia 24 - 10h00 às 19h00;

Dia 26 - 14h00 às 20h00;

Dias 27 a 30 – 10h00 às 22h00;

Dia 31 – 10h00 às 18h00.

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