13 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Terça-feira, 24 de Setembro de 2019, 14:41 - A | A

Terça-feira, 24 de Setembro de 2019, 14h:41 - A | A

TRÂNSITO EM VÁRZEA GRANDE

Com o trânsito caótico, Guarda Municipal é apontada apenas como “fábrica de multas”

O factual

Prestes a comemorar 20 anos de existência, a Guarda Municipal de Várzea Grande, passa mais uma vez, por um período conturbado, devido as críticas das suas atividades, já que para povo, está havendo um desvio de conduta, com os agentes intensificando seus trabalhos, apenas no registro de multas.

“Industria de multas preocupa a população”.

Flagrantes de irregularidades de trânsito, como também de vários acidentes, em plena Avenida da FEB, ao longo dos seus 2,8km são cotidianamente registrados pela população.

“Tanto as valas, como o denominado gelo baiano fazem parte dos cenários dos acidentes, menos os agentes da GM, que quando são vistos, estão escondidos com o radar móvel, apenas com intuito de aplicar multas”, disse um trabalhador que exerce suas atividades em uma empresa na Av. da FEB, que pediu para não ser identificado.

“Precisamos da GM para organizar o transito, mandar organizar o gelo baiano, proporcionar segurança para o povo, não é apenas tirar dinheiro do povo”.   

Hoje, a ausência da Guarda Municipal é reparada e sentida em diversas áreas na “Cidade Industrial”, quando a GM foi criada pelo então prefeito Jayme Campos (DEM), em fevereiro de 2000, tinha as seguintes finalidades:

1 – Exercer a vigilância diurna e noturna dos bens do uso comum

2 – Exercer vigilância permanente dos bens de domínio e de uso especial do Município.

3 – Proteger os bens, serviços, e instalação públicas do Município.

4 – Apoiar os serviços municipais afetos ao exercício do poder de polícia administrativa.

5 – Atuar como Agente da Autoridade de Trânsito

6 – Atuar na segurança escolar.

7 – Atuar na defesa do meio ambiente.

8 – Colaborar nas atividades da Defesa Civil, promovendo ações de apoio.

Essas são algumas das atividades pela qual a Guarda Municipal foi criada, e ao longo desses quase 20 anos, essas ações foram realizadas com profissionalismo, bravura, inteligência e eficiência, porém, nos últimos meses, o povo está reclamando que a GM só está atuando como Agente da Autoridade de Trânsito.

Dados da Guarda Municipal apontam que só em 2018, houve um aumento de 300% nas notificações, aumentando a estimativa de arrecadação, ultrapassando os R$ 8 milhões.

Para a população, a Guarda Municipal foi criada com uma finalidade e agora, pelo tudo indica, está havendo concentração apenas na questão de aplicar multas, já que as atividades como auxiliar, organizar o transito, proteger a população, principalmente em horário de pico, não está acontecendo.

A equipe de reportagem procurou os responsáveis para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria não foram localizados.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image