17 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 08:49 - A | A

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 08h:49 - A | A

ENTRADA GRATUITA

Com recursos do Governo de MT, Festival de Siriri e Cururu é realizado neste fim de semana em Cuiabá

O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins, com entrada gratuita

Redação

A 15ª edição do Festival de Siriri e Cururu ocorre neste fim de semana, entre os dias 15 e 17 de dezembro, em Cuiabá, com espetáculos inspirados nas raízes indígena, afro-brasileira e religiosa do povo mato-grossense. Com investimento de R$ 770 mil do Governo de Mato Grosso, o evento é realizado no Ginásio Aecim Tocantins, a partir das 19h, com entrada gratuita.

“Com total incentivo e fomento do Governo de Mato Grosso, esta edição traz como elemento principal o respeito, o cuidado e o protagonismo dos grupos e detentores destas tradições. Juntos, articulados e fortalecidos, os grupos assumiram a organização de todas as etapas do evento, e assim podem seguir caminhando na trilha do desenvolvimento profissional e colocar o Estado na agenda dos grandes eventos de cultura popular do país”, ressaltou o secretário adjunto de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jan Moura.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Ao todo, são 12 grupos que se apresentam no Festival, entre eles alguns formados em quintais tradicionais de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger.

A programação conta com espetáculos do grupo de cururu Tradição Cuiabana e os de siriri Voa Tuiuiú, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana, Estrela Guia, Vitória Régia do Pantanal, Raízes Cuiabanas, Flor do Campo, Flor de Atalaia, Coração Tradição Franciscano, Siriri Elétrico e Flor Ribeirinha.

O diretor artístico do festival, Avinner Brandão, conta que os mestres e artistas do siriri e cururu estão ansiosos, principalmente porque nesta edição eles são os responsáveis pela organização e a produção artística do evento.

“Especialmente porque os grupos estão assumindo o protagonismo de sua própria história, sem interlocutores. Eles têm voz ativa na tomada de decisões. Então, podemos dizer que é a cultura pensada pelo povo, para o povo”, afirmou.

Divulgação

Além de reconhecer e fortalecer o trabalho dos grupos e mestres, permitindo que eles assumam o protagonismo do Festival, o secretário titular da Secel, Jefferson Neves, destacou a importância do evento para a valorização e a difusão das manifestações culturais do Estado.

“O Festival de Siriri e Cururu é um dos maiores eventos da cultura popular mato-grossense, e esta será a maior edição do evento, com uma expectativa de público de mais de 30 mil pessoas, considerando a capacidade do Ginásio Aecim Tocantins. Convidamos toda população para prestigiar o belíssimo trabalho dos grupos de siriri e cururu, aproveitando o conforto de assistir aos espetáculos em um espaço coberto e com a segurança necessária para receber as famílias”, afirmou.

Confira abaixo a programação completa:

15/12 - SEXTA - 19h
- Dispositivo de autoridades
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri: Voa Tuiuiú
- Grupo de Siriri: São Gonçalo beira rio
- Grupo de Siriri Flor Serrana

16/12 - SÁBADO - 19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri Estrela Guia
- Grupo de Siriri: Vitória Régia do Pantanal
- Grupo de Siriri Raízes Cuiabanas
- Grupo de Siriri Flor do Campo

17/12 - DOMINGO - 19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo “Identidades do Siriri”
- Grupo de Siriri Flor de Atalaia
- Grupo de Siriri Coração Tradição Franciscano
- Grupo Siriri Elétrico
- Grupo de Siriri Flor Ribeirinha

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image