O projeto social “Compartilhando Solidariedade 3” realiza nesta sexta-feira (09) a entrega de equipamentos, apoio financeiro e contratação de profissionais voltados ao fortalecimento do trabalho de três instituições sociais do município de Rondonópolis-MT (a 218 km de Cuiabá): Associação de Voluntários do Amor de Combate ao Câncer/MT- AAVCC, à Associação de Surdos de Rondonópolis/MT e para a Associação de Apoio à 3ª Idade de Rondonópolis, onde será promovida a entrega, em um café da manhã especial, a partir das 8h30, com apresentações culturais dos idosos e a presença de representantes das instituições assistidas.
A iniciativa é fruto de emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, via Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC-MT), com realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, que beneficiará 840 pessoas atendidas por essas três entidades filantrópicas.
O projeto está em sua terceira edição atendendo todo o Estado de Mato Grosso, e contemplará os Clubes dos Idosos dos municípios de Colíder (180 idosos) e de Feliz Natal (80 idosos), que receberão notebook, camisetas, caixas de som acústicas e microfones, ampliando o alcance das ações para essas regiões mais distantes.
O “Compartilhando Solidariedade 3” também inclui a distribuição de 163 equipamentos ortopédicos em todo o Estado, beneficiando centenas de pessoas com necessidades especiais. Entre os itens estão cadeiras de rodas de diferentes modelos e capacidades, cadeira de banho, guincho magnético, cadeira postural infantil e almofadas especiais.
Ou seja, serão atendidas, diretamente, 1.263 pessoas, sendo 840 apenas em Rondonópolis, reforçando a importância de políticas públicas voltadas ao cuidado com os mais vulneráveis.
“Estamos possibilitando uma melhor qualidade de vida e dignidade para pessoas que muitas vezes estão à margem dos atendimentos convencionais”, destaca o deputado Nininho.
EM RONDONÓPOLIS
A Associação de Surdos de Rondonópolis/MT (200 pessoas com deficiência)
receberá vários equipamentos que irão melhorar a estrutura física e funcional da entidade, incluindo ar-condicionados, armários, lavadora de alta pressão, carrinho de mão, jogos de mesas e cadeiras, trator cortador de grama e ventiladores de coluna.
Para a Associação de Apoio à 3ª Idade de Rondonópolis/MT (140 idosos) terá a entrega de sistema de som, além da contratação de professores para aulas de dança e hidroginástica, e kits esportivos para a modalidade.
Já para a Associação de Voluntários do Amor de Combate ao Câncer/MT (500 pessoas em situação de vulnerabilidade social) serão doados notebook, além do custeio de despesas operacionais durante 10 meses, como a contratação de um estagiário, um assistente social e ajuda de custo para manutenção da sede e viagens para o tratamento do Câncer.