26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022, 09:33 - A | A

Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022, 09h:33 - A | A

COMPETIÇÃO

Concurso de culinária vai premiar as melhores receitas elaboradas por TNE da rede municipal

Redação

A sétima edição da Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação (CECSE), uma ação da Secretaria de Educação cujo foco é o servidor da rede pública municipal, tem este ano o retorno do concurso de culinária. O objetivo é oportunizar o protagonismo das (dos) Técnicas (os) em Nutrição Escolar (TNE), em suas habilidades culinárias. A novidade desta edição do concurso é que os pratos finalistas poderão ser inseridos no cardápio da merenda escolar.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre o concurso.

“Essa é mais uma ação promovida pela gestão Emanuel Pinheiro, de valorização do servidor da educação. Também na Alimentação Escolar, Cuiabá é referência nacional e os Técnicos em Nutrição Escolar são os grandes responsáveis por esse sucesso. Um trabalho realizado com competência e dedicação, valorizando a cultura gastronômica cuiabana”, disse a gestora. 

Este ano, 717 profissionais da rede pública Municipal de Educação de Cuiabá, lotados nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC), Creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e órgão central estão participando dos eventos. Desse total, 24 Técnicos em Nutrição Escolar (TNE), no exercício profissional dentro da unidade, fizeram suas inscrições para participar do concurso.

Classificação

A inscrição foi aberta para até três (03) TNE por unidade e cada uma (um) pode inscrever apenas uma (01) receita. Como parte da inscrição, o servidor teve que produzir um vídeo, de no máximo 2 minutos, demonstrando o modo de preparo da receita, com uma breve explicação do motivo da escolha da preparação.

O Concurso de Culinária teve uma etapa Eliminatória, onde as receitas inscritas foram analisadas e classificadas de acordo com a somatória de pontos, conforme os critérios de originalidade e criatividade; uso de ingredientes previstos no regulamento e aplicabilidade no serviço da alimentação escolar (se a receita pode ser inserida da alimentação escolar).

A equipe da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação, jurados da fase eliminatória, foram responsáveis por pontuar as receitas inscritas. Em caso de empate, os jurados escolheram as receitas que passaram para fase final do concurso, segundo critério de originalidade e criatividade.

Oito receitas foram classificadas para a Etapa Final e serão apresentadas em ordem alfabética a um corpo de jurados, que provarão as receitas e escolherão as três melhores.

Nessa fase, os jurados irão observar o visual do prato, critério que considera a apresentação do prato, cor, disposição da receita no recipiente de forma atrativa para criança; aroma; sabor; criatividade e harmonia da preparação.

Os pratos preparados serão degustados pela Comissão Julgadora formada por um gastrônomo e uma nutricionista da rede pública municipal de Educação de Cuiabá, um colaborador da Secretaria Municipal de Educação e um jurado convidado.

Premiação

Na modalidade Culinária, além das medalhas para os servidores classificados, os três primeiros lugares receberão, no primeiro lugar, uma TV 40”, no segundo lugar, um notebook e no terceiro lugar, um smartphone.  

CECSE

Criada em 2016, a Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação (CECSE) permite aos servidores usufruir das práticas corporais, por meio das modalidades esportivas e culturais, ampliando sua rede de sociabilidade e, promovendo a saúde.

Desde a sua criação, o evento tem impactado positivamente nas relações interpessoais dos profissionais dentro do ambiente escolar, refletindo no desenvolvimento do trabalho e consequentemente na melhora do processo de ensino aprendizagem dos nossos estudantes.

Este ano a CECSE envolve 47 unidades educacionais que participam das competições de queimada, vôlei feminino, vôlei masculino, futsal feminino, futsal masculino, tênis de mesa feminino, tênis de mesa masculino, além das duplas de bozó. 

Confira as receitas classificados no Concurso de Culinária da 7ª CECSE – Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação: 

1 - Eliane Aparecida Monteiro – CMEI Jornalista Marcos Coutinho

Receita: Nhoque de batata doce, carne ao molho, arroz, salada tropical; 

2 - Eunice Miranda de Oliveira – EMEB Moacyr Gratidiano Dorileo

Receita: Fígado com purê de abóbora, couve salteada e arroz branco; 

3 - Joanete da Costa Souza - Creche Macaria Militona de Santana

Receita: Chuchu ao molho branco com filé de frango, 

4 - Patrícia Pereira da S, Nascimento - EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires

Receita: Enroladinho de Filé de Frango 

5 - Plinielly Silva Carneiro - EMEB Irmã Maria Betty de Souza Pires

Receita:  Torta low carbo 

6 - Rhalima Simone Yousef Cubas - EMEB Octayde Jorge da Silva

Receita: Bolinho surpresa 

7 - Salety Ramos da Silva - Creche São Benedito

Receita:  Chlli diferente 

8 - Thays da Silva Abreu - EMEB Octayde Jorge da Silva

Receita:  Salpicão Nutritivo

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image