O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) manifesta sua solidariedade à família e amigos da agente de saúde Regy Rouse Lopes de Oliveira, morta por um paciente em surto em uma unidade de saúde de Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá), na tarde de quinta-feira (25).
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Parte de uma equipe multidisciplinar que atua em uma unidade básica de saúde, Regy - assim como a médica Jaqueline Matos de Ocre que ficou gravemente ferida pelo paciente - foi vítima de um sistema em que os profissionais estão expostos a riscos diários no exercício de suas atividades.
Os trabalhadores que atuam na saúde atendem as pessoas em seus momentos de mais vulnerabilidade e estresse e, muitas vezes, sofrem com a violência dentro dos postos de trabalho, não só nos casos de doenças mentais, mas também por parte de pessoas que ultrapassam os limites do respeito e da educação.
Neste momento de pesar, manifestamos as nossas condolências à família e amigos de Regy e também enviamos nossas energias e pensamentos positivos para que a médica Jaqueline possa se recuperar o mais breve possível.
Cuiabá, 26 de agosto de 2022.
Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso.