17 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 10:18 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 10h:18 - A | A

COM SHOW NACIONAL

Cuiabá celebra a diversidade e reúne mais de vinte mil pessoas na 21ª Parada LGBTQIA+

Redação

Enfeitada com as cores do arco-íris, a Avenida 15 de Novembro foi tomada pela celebração da diversidade, um dos temas principais da 21ª Edição da Parada LGBTQIA+, que aconteceu neste sábado (29). A festa, que reuniu mais de vinte mil pessoas, teve concentração na Praça Ipiranga e seguiu até a Orla do Porto II, onde aconteceu o show nacional com a cantora Lexa. A Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, foi mais uma vez parceira do evento, que neste ano teve como tema "Nada Sobre Nós, Sem Nós - Vote com Orgulho".

“Nós sabemos que a 21ª Parada da Diversidade é muito mais do que um ato de festa. É um ato de resistência, é um ato de luta, e a gestão Emanuel Pinheiro sempre abriu as portas para a população LGBTQIA+. Então, estar aqui é só comprovar que a Prefeitura de Cuiabá garante políticas públicas para essa população e sempre estará presente dando atenção e voz para as questões de diversidade sexual”, explicou a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O evento foi organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (LGBTQIA+MT), que se empenhou para que os princípios de inclusão e respeito fossem colocados em pauta durante todo o evento.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Esse ato é importante para todo Mato Grosso. Na realidade, nós temos 17 caravanas que vieram do interior para prestigiar esse grande ato de resistência. É importante que a gente saia às ruas para dizer que nós temos orgulho. Nós temos orgulho e queremos políticas públicas. A Prefeitura de Cuiabá contribuiu na organização da Parada. Temos o Centro Municipal de Direitos Humanos, com serviços à disposição da população que procura essa assistência”, pontuou Clóvis Arantes, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso e coordenador da 21ª Parada da Diversidade.

A ação, que misturou festa com ativismo, garantiu um público maior que a edição do ano anterior.

“Estamos crescendo ano após ano, principalmente nas conquistas dos nossos direitos. E é por isso que a gente tem saído às ruas, temos que discutir e solicitar todas as demandas que a nossa população necessita e precisa. A gestão Emanuel Pinheiro tem nos ajudado muito. Este ano fizemos uma parceria, inclusive com a Secretaria de Comunicação, que está nos ajudando na cobertura, o que é primordial, porque precisamos divulgar a Parada, falar sobre o nosso tema ‘Nada Sobre Nós, Sem Nós - Vote com Orgulho’. Precisamos de voz, e isso a Prefeitura de Cuiabá tem nos proporcionado”, esclareceu Menotti Griggi, organizador do evento.

Além da atração nacional, o público acompanhou diversos shows com artistas locais, como as drags Sarah Mitch, Lorena Kempfer e a recém-eleita Drag da Parada, Kiarah Granada, além de shows de ballroom e hip hop.

“Estou impressionado com a organização do evento, tudo muito bem programado, sem tumultos nem nada. Para nós da comunidade LGBTQIA+, ter esse tipo de evento mostra que estamos sendo vistos e ouvidos, e é isso que precisamos. Então, podemos fazer nosso ato de resistência e ainda aproveitar muitas atrações. Só temos que parabenizar toda a organização deste evento”, finalizou Guilherme Freitas, ativista pela causa LGBTQIA+.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image