Vídeos registrados por passageiros do transporte público em Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (24), mostram a Estação Alencastro com um contingente de pessoas acima do normal, se aglomerando para pegar a condução.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Nas imagens é possível ver dezenas de pessoas amontoadas, forçando passagem, desesperadas para caber dentro dos ônibus. Ao fundo se ouve uma pessoa gritando com pessoas que forçavam a passagem: “Calma, gente, fala sério”.
A estação possui quatro portas de embarque e desembarque, possibilitando que, por vez, dois veículos parem e recolham passageiros.
No entanto, a nova frota de veículos adquiridos pela Prefeitura, que começou a circular nas ruas a partir do mês de agosto, tem apenas uma porta para desembarcar passageiros na estação, o que atrasa ainda mais o processo.
Em outro vídeo, é possível ver os passageiros se arriscando fora do limite de segurança para alcançar a única porta liberada que dá acesso ao interior do ônibus.
Reclamações
Na estação, passageiros reclamaram da redução da frota e da dificuldade de pegar a condução, que quando chegam nos pontos ou passam direto com o letreiro escrito “Recolhendo”, ou param e não conseguem embarcar todos por causa da lotação.
Os “sortudos” que conseguem a disputada vaga no veículo têm que se espremer dentro do veículo, que possui menos assentos que os antigos ônibus.
Pessoas que estavam no local disseram que houve princípios de brigas devido à caótica situação.
A situação ocorre, ainda, em meio à pandemia da Covid-19, que já matou 3,4 mil cuiabanos.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que informou que está averiguando a situação.
Veja os vídeos: