18 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 13:43 - A | A

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 13h:43 - A | A

ARTE E CULTURA

Estão abertas as votações para o 1º Prêmio Destaque Cultural Isaltino

Redação

Estão abertas as votações para o 1º Prêmio Destaque Cultural Isaltino, que vai eleger os melhores artistas de Sinop, em oito categorias. A iniciativa é da Diretoria de Cultura e as votações são de forma online, até o dia 20 de dezembro. Os artistas indicados podem ser escolhidos pelo link https://sistema.sinop.mt.gov.br/Login/. Cada pessoa tem direito a votar com seu CPF, sendo que poderá votar em cada categoria,  uma única vez. O evento de premiação dos vencedores será no dia 21 de dezembro, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, às 19h.

A população pode votar nas categorias: duplas, cantor, cantora, bandas, grupos de samba e pagode, grupos de forró, produtor cultural, técnico e sonorização de palco. O prêmio homenageia o artista Isaltino Carlos de Almeida, que foi pioneiro em Sinop e participante ativo da cultura municipal.

Quem foi Isaltino?

Isaltino Carlos de Almeida chegou em Sinop na década de 1980 e junto com Irmão Francisco Carlos (Chiquito), formou a dupla de música sertaneja “Chiquito e Isaltino”, participando de várias apresentações culturais no município e em outros estados, por mais de 65 anos.

A dupla percorreu o estado de São Paulo nas décadas de 60/70/80 em rádios, televisão, circos, em várias cidades, onde tiveram participações com cantores consagrados como Tonico e Tinoco, Cascatinha e Iana, Milionário e José Rico e outros na cidade de Sinop e região. Cantavam em exposições e tiveram uma expressiva participação junto a grandes apresentações.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Isaltino foi professor de aulas de viola caipira na Escola de Artes municipal, tinha um programa de rádio e televisão chamado “Viola Minha Viola” e durante mais de 20 anos foram campeões de audiência. Um dos seus últimos projetos junto a cultura do município era levar a música sertaneja nas feiras, se apresentando com o irmão Chiquito. Isaltino faleceu em maio de 2023, aos 79 anos.

Confira os artistas e as categorias:

 

Duplas:

 

Theodoro Filho e Julian

João Felipe e Vasconcellos

Lucca e Luan Araujo

Jade e Jude

 

Cantor:

 

Jhoe Maia

Paulo Vasconcellos

Santiago Lima

Adriano Viana (Black)

 

Cantora:

 

Allane Carvalho

Tati Faria

Raquel Kekel

Patricia Cristina

 

Bandas: 

 

Confederados 163

A Trilha Sinop

Novo thempo

Dumatto

 

Grupos samba e pagode:

 

LJM Samba e Pagode

Clei Santiel

Pagode 10

D’bobeira

 

Grupos de forró:

 

Bonde do Maninho

Swing Bom

Grupo pegada

Kleiton Lima

 

Produtor Cultural:

 

Daniel Coutinho

Priscila Oliveira (Lado B)

Rafael Ramos (Ditado produções)

Meridional (eventos e produções)

 

Técnico e Sonorização de Palco:

 

Evandro Formentão

Volni Ferri

Jordany Eventos

Robertinho Produções

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image