28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 09:48 - A | A

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 09h:48 - A | A

RESULTADO

Feira da Agricultura Familiar movimentou mais de R$ 10 mil na primeira edição

Redação

Mais de R$ 10 mil foi o faturamento alcançado pelos 14 expositores que participaram da Feira da Agricultura Familiar, realizada no Paço Municipal Couto Magalhães, nesta quinta-feira (15), numa parceria entre as Prefeituras de Várzea Grande e de Nossa Senhora do Livramento, por meio das suas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e de Cultura e Turismo, respectivamente.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio dos Santos, o resultado superou as expectativas. “Foi fantástico! Superou as expectativas. O faturamento foi muito bom! Realmente representa o potencial muito grande dessas feiras para absorver os produtos da agricultura familiar. Todos os produtores ficaram animados, então, foi muito positivo”, avaliou o gestor.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Segundo ele, a partir de 2023, a expectativa é desenvolver mais o projeto. “A ideia é realizar pelo menos uma vez por mês e ampliar as possibilidades de participação, diversificar ainda mais os produtos. Há uma cobrança por parte dos agricultores para que a gente mantenha essa ação”, afirmou, destacando que na própria feira foi abordado por outros pequenos produtores que têm interesse em aderir à feira.

Célio dos Santos destaca ainda que, além da parceria com o Município vizinho, a feira só foi possível devido ao apoio do prefeito Kalil Baracat e das demais secretarias, que ajudaram a organizar a estrutura. “Gostaria de agradecer ao prefeito, que é uma pessoa que acredita na agricultura familiar e que tem investido muito nisso. Agradeço também a todas as secretarias e aos nossos servidores que se empenharam em realizar este evento fantástico”, disse.

Jhonattan Ferreira, coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município, afirma que a Feira da Agricultura Familiar é resultado de um ano de trabalho da Prefeitura junto às famílias do campo, por meio de cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), assistências técnicas, doações de mudas, insumos e disponibilização de maquinários e equipamentos, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF).

“O fato desses produtores participarem da feira mostra o resultado do nosso trabalho. Eles ficaram muito felizes com o empenho da Prefeitura na organização desta feira e ficaram extremamente contentes com o público que foi visitá-los e que comprou. E, para nós, é muito gratificante ver os produtores contentes com essa organização da feira que a gente fez porque, com esse resultado, nós vamos atrair mais produtores, incentivá-los a produzir mais, alavancar os produtores e gerar mais renda para cada família”, pontuou Jhonattan.

Segundo o coordenador, na parceria entre os Municípios para promover a feira, a Prefeitura de Várzea Grande providenciou a estrutura da tenda, com iluminação, mesas, cadeiras, água e gelo, além da divulgação. Já a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento trouxe as bancas utilizadas pelos expositores, que não tiveram que pagar qualquer tipo de taxa para utilizar o espaço. “Esse apoio veio de encontro com toda a assistência que a nossa Secretaria presta para esses produtores, fornecendo assim um ponto para que eles possam comercializar os seus produtos, gerando renda para essas famílias”.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image