19 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

CIDADES Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023, 11:00 - A | A

Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023, 11h:00 - A | A

EM VÁRZEA GRANDE

Hospital realiza cirurgia inédita que devolve sorriso a paciente

Redação

Pela primeira vez, Mato Grosso realizou um procedimento de alta precisão utilizando técnica bucomaxilofacial de um dispositivo sob medida que permitirá a uma paciente que usou dentadura por 35 anos voltar a sorrir em poucos dias. A nova técnica reduz os riscos de complicações e o tempo de pós-operatório e reabilitação.

Conforme o cirurgião dentista Bruno Gomes, para o planejamento foram solicitados exames como tomografia computadorizada e escaneamento intrabucais para lançar mão de uma cirurgia virtual, que utilizou um software especializado, desenhando sob medida (CustomLife) a partir da anatomia e arquitetura óssea da paciente.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Esse dispositivo, após instalado, servirá de suporte para sustentar todos os dentes fixos da paciente, livrando a mesma da dentadura e promovendo qualidade de vida para sorrir, mastigar e falar com segurança e conforto. A grande vantagem desse tratamento para os implantes dentários convencionais é a possibilidade de dispensar o uso de enxertos ósseos”, explicou o cirurgião dentista.

Por causa da precisão maior, já que o dispositivo é customizado, haverá uma redução significativa no tempo total de tratamento. Com os implantes dentários convencionais a média de espera é de 3 a 12 meses para finalização, porém, com este novo dispositivo, a paciente terá em poucos dias dentes fixos novamente, com apenas uma cirurgia.

“Como não utilizamos enxerto ósseo, que tem riscos de infecção e necessidade de novas cirurgias, evitamos traumas a mais a paciente que perdeu todos os dentes aos 14 anos, já passou por vários procedimentos sem êxito e não acreditava que poderia voltar a sorrir. Vamos iniciar a etapa de reabilitação nesta semana e a nossa intenção é que a paciente inicie 2024 com os dentes na boca”, explicou Dr. Bruno.

Como a tecnologia utilizada é de alta precisão, o tempo de cirurgia foi reduzido para cerca de duas horas e em menos de 24 horas a paciente teve alta. A equipe realizou o procedimento para a colocação da prótese CustomLife (material impresso de forma 3D de titânio) fixada aos ossos da face, na terça-feira (12.12), no Santa Rita Hospital e Maternidade de Várzea Grande. Embora seja o tratamento com maior taxa de sucesso atualmente, é indicado apenas para pessoas com maxilar severamente atrófico.

O médico Alencar Farina, que está à frente do Hospital Santa Rita e Maternidade desde 2012, pontua que a instituição vem se destacando pelo pioneirismo em diversas áreas, entre elas, foi o primeiro hospital da Baixada Cuiabana a realizar um ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) durante a pandemia da Covid-19. Além disso, vai implantar a primeira hemodinâmica na cidade de Várzea Grande, que deve ser inaugurada em 2024, além de trazer outras novidades no cenário da medicina.

“Há alguns anos, o morador de Várzea Grande precisava atravessar a ponte para buscar atendimento em Cuiabá, mas hoje, se você observar o mapa cirúrgico, vai constatar que que a cada 20 cirurgias, apenas cinco são em Cuiabá. Muitos pacientes da Capital e do interior inclusive estão buscando tratamento em Várzea Grande, que está se tornou polo regional da saúde desde o período de pandemia”, pontuou Dr. Farina.

Para o médico, o que era um sonho vem se tornando realidade devido aos investimentos feitos desde a aquisição do hospital, em 1991, com todo processo de modernização, reformas, estruturação e contratação de equipe. “Já conseguimos inaugurar 99% da nossa estrutura, que consiste em um prédio de seis andares, sendo um dos importantes investimentos a UTI infantil, que vamos inaugurar no primeiro trimestre de 2024. Também já estamos com a hemodinâmica instalada e prevista para funcionar neste mês”, acrescentou.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image