Desde o início da vacinação contra a covid-19, Várzea Grande ganhou destaque no Estado, alcançando alto índice de imunização, tudo isso devido às estratégias do prefeito Kalil Baracat, em conjunto com o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros. O município foi um dos primeiros a descentralizar a vacinação, dando maior facilidade para aqueles que buscavam a imunização.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A estratégia se mostrou acertada e novas medidas foram adotadas. Com isso, mais de 95% dos várzea-grandenses estão imunizados com a primeira dose da vacina. Outra parcela da população, acima de 75%, está com a cobertura vacinal completa, ou porque recebeu a segunda dose, ou pela dose única.
Um dos exemplos foram os corujões de vacinação, como o realizado no último dia 4 de novembro, quando aconteceu o Corujão da PFizer que funcionou em 11 pontos distintos de vacinação. Apesar da prioridade do Corujão ser para a Vacina PFizer/Biontech, também foram disponibilizadas a AstraZeneca/Oxford e a Coronavac/Sinovac, tanto para primeira, segunda ou dose de reforço que alguns chamam de terceira dose.
“Queremos e vamos ganhar celeridade para imunizar o máximo de pessoas possíveis e com isto termos mais controle diante da pandemia da covid-19 em 2022”, pontuou o secretário, ao explicar o funcionamento dos polos no período noturno.
Inovando mais uma vez, e seguindo determinação do prefeito Kalil Baracat, Várzea Grande implantou o ‘Reagendamento da Vacinação’ contra a covid-19 para todos os casos de pessoas que deveriam ter recebido as vacinas e por algum motivo deixaram de ser vacinadas, seja com a primeira, a segunda ou a dose de reforço.
“Temos uma missão que é vacinar a todas as pessoas, independente de idade, para que possamos voltar a normalidade ou ao menos uma nova normalidade”, disse o prefeito
Kalil Baracat, inclusive anunciando que vai formalizar ao Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, a defesa da vacina para crianças de cinco anos acima e a aquisição de medicamentos via oral também para reforçar o tratamento das pessoas com sintomas de covid.
Já o secretário Gonçalo Barros acrescentou que está ampliando para 10 Unidades Municipais de Saúde o atendimento com a vacinação para descentralizar o mesmo para todas as regiões de Várzea Grande e que o Reagendamento da Vacinação visa resgatar aquelas pessoas que por qualquer motivo deixaram de receber a primeira, a segunda ou a dose de reforço que alguns chamam de terceira dose.
“Este, no meu entendimento, é uma processo longo, demorado que necessita de reavaliações periódicas para que possamos manter o vírus sob controle, pois estamos em viés de baixa, mas em um passado recente o Brasil estava também em baixa e a Europa e os Estados Unidos em alta, como acontece agora, portanto, temos que ser cuidadosos e não apenas verificar os números no Brasil, pois em 2019 os casos estavam na China e Europa, chegaram aqui e transformaram a vida de todo mundo, portanto, cautela é essencial”, disse Gonçalo Barros.
“Em um intervalo de dois meses, Várzea Grande chegou e passar mais de duas semanas sem óbitos, mas isto não é motivo para se deixar de adotar as medidas de biossegurança, pelo contrário, devemos reforçar as mesmas”, frisou, ressaltando que durante muito tempo as pessoas terão que conviver com a covid e seus efeitos secundários.
A mesma opinião tem o prefeito Kalil Baracat, que lembra que o avanço na vacinação e os índices baixos de contaminação não podem e não devem ser estímulo para as pessoas relaxarem nos cuidados pessoais, alertando que não se furtará em adotar medidas mais endurecidas caso haja novo descontrole na pandemia e as pessoas deixem de compreender suas responsabilidades em todo este processo da doença que tomou conta de todas as pessoas em todo o mundo.
Conforme dados repassados pela assessoria da Prefeitura de VG, até o último dia 10 já haviam sido aplicadas 349.659 doses da vacina, sendo 200.536 imunizados com a primeira dose, 138.083 com a segunda dose e 11.040 com a terceira dose de reforço.